A HISTÓRIA A CONTRAPELO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO ROMANTISMO NA ESCOLA

Auteurs

  • Denise Brasil Alvarenga Aguiar

Mots-clés :

Romantismo, nação, ensino de literatura

Résumé

O trabalho busca discutir a abordagem do ensino do Romantismo no nível médio, a partir de um instrumental teórico-crítico que privilegia a leitura das ruínas, da contraface de uma miragem romântica de brasilidade, em muito cristalizada pelos livros didáticos no tratamento do tema. Como objetivo mais geral, espera-se contribuir não só para uma revisão do olhar com o qual a escola imobiliza esse estilo do século XIX, como também para a construção de alternativas no estudo da nossa história literária, com apoio em autores que pensaram e repensaram, em épocas distintas, os ideais românticos de nação. Nesse diálogo, espera-se ainda apontar uma via possível para uma ação docente que, ao colocar nossos estudantes diante dos dilemas e impasses do passado, ajude-os a exercitar a crítica do presente e a pensar no futuro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2012-02-28

Comment citer

AGUIAR, D. B. A. A HISTÓRIA A CONTRAPELO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO ROMANTISMO NA ESCOLA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 77–88, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/10775. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos