A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA EDUCAÇÃO NOS MULTILETRAMENTOS: AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Auteurs

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mots-clés :

multiletramento, formação do professor, multimodalidade

Résumé

Neste artigo, discuto a formação do professor de línguas e a proposta de uma educação para os multiletramentos rumo a formação de leitores críticos para diferentes linguagens (COPE e KALANTZIS, 2000; GILLEN e BARTON, 2010). Para tanto, apresento os resultados de um projeto interdisciplinar de extensão sobre a temática, realizado em uma universidade pública do Paraná. Os resultados indicam que o uso de recursos como vídeo e curta-metragem ainda se apresenta incipiente na prática pedagógica de professores de línguas, razão pela qual a inserção do tema na formação inicial se apresenta urgente. O projeto realizado durante 2012 contou com oficinas pedagógicas para a discussão do uso da multimodalidade na formação de leitores. Em linhas gerais, nas oficinas foram propostas alternativas metodológicas e discussões sobre a viabilidade no uso de vídeos e curta-metragem na sala de aula de línguas da educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Educação - UEM Mestre e Doutora em Letras (Linguagem e Sociedade) UNIOESTE

Téléchargements

Publiée

2017-01-20

Comment citer

BALADELI, A. P. D. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA EDUCAÇÃO NOS MULTILETRAMENTOS: AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 97–112, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/18857. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos