APRENDER ESPANHOL NO ENSINO REGULAR COMO OPÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DISCURSO, IDENTIDADES E CRENÇAS

Auteurs

  • Nara Bital Chiappara Universidade Federal de Viçosa

Mots-clés :

identidades, crenças, discurso, interação

Résumé

Este trabalho, produzido no âmbito da disciplina Linguística Aplicada do programa de pós-graduação em Letras da UFV, apresenta o resultado de uma pesquisa de campo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, cujo interesse principal é entender como se dá o processo de negociação e construção das identidades de alunos matriculados na disciplina optativa Língua Espanhola. Nossa pesquisa surge da necessidade de se entender de que maneira a excepcionalidade do caso da língua espanhola, num contexto onde todas as disciplinas são obrigatórias, afeta o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa analisa qualitativamente dados obtidos a partir de um corpus formado por 27 questionários respondidos pelos alunos optantes pela disciplina, tendo como alicerce as abordagens teóricas encontradas nos trabalhos de Moita Lopes a respeito do discurso e das identidades e nos trabalhos de Barcelos sobre crenças de professores e alunos de língua estrangeira. Queremos dar voz ao aluno optante de língua espanhola, mostrando como ele se vê nesse contexto e como ele acredita que os sujeitos não optantes o veem. Nossas conclusões trazem algumas sugestões para melhorias do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, de alguma forma, na construção da identidade da disciplina e da consolidação de seu lugar político na escola

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Nara Bital Chiappara, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras - Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e Especialista em Leitura e Produção de Textos pela mesma Instituição. Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Viçosa. Professora de Língua Portuguesa exonerada da rede estadual de Minas Gerais. Foi professora de língua espanhola e produção textual no SESI - FIEMG. Atualmente é monitora II no Colégio de Aplicação da Iniversidade Federal de Viçosa, onde também foi professora substituta de Língua Espanhola por dois anos, tendo o contrato encerrado em junho de 2013.

Téléchargements

Publiée

2016-10-05

Comment citer

CHIAPPARA, N. B. APRENDER ESPANHOL NO ENSINO REGULAR COMO OPÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DISCURSO, IDENTIDADES E CRENÇAS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 35–52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/19396. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos