A construção da mulher nos contos maravilhosos: um olhar sobre as origens do clássico infanto-juvenil para compreender o contemporâneo
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.39108Mots-clés :
literatura infanto-juvenil, gêneroRésumé
O presente trabalho tem como objetivo lançar um olhar sobre os estudos em torno das origens e desenvolvimento dos contos maravilhosos, de modo a verificar como se deu a construção da imagem da mulher em tais produções, com o intuito de observar as alterações sofridas nessa construção ao longo dos tempos, para chegar à compreensão do contemporâneo através da discussão de um dos contos de Marina Colasanti (1994), no caso, “A moça tecelã”. Tomamos como base, especialmente, o “rastreamento” de cunho histórico-cultural apresentado por Nelly Novaes Coelho (2010) acerca da Literatura Infanto-Juvenil, bem como as reflexões de Maria Emília Traça (1992), tecidas a partir de um viés sociológico e antropológico, que vão do conto popular ao conto para crianças. Entremeado a esse estudo, buscamos fundamentação nos pressupostos teóricos dos estudos culturais e de gênero, como forma de problematizar as inevitáveis questões que surgem ao se tratar de tal temática.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-12-20
Comment citer
SOUSA, M. A. S. M. de; SCHNEIDER, L. A construção da mulher nos contos maravilhosos: um olhar sobre as origens do clássico infanto-juvenil para compreender o contemporâneo. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 169–187, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.39108. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/39108. Acesso em: 20 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.