A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector e O estrangeiro, de Albert Camus: a percepção do absurdo entre os "muros" lúcidos da razão contraposto ao itinerário da paixão
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42189Mots-clés :
Estudos Literários, Filosofia, Existencialismo, Absurdo,Résumé
Neste texto aproximarei duas forças que constituem a alma e a consciência humana: a paixão (pathos) e a razão (logos). O Locus de minha investigação percorrerá as narrativas literárias: A Paixão Segundo G.H, de Clarice Lispector e O Estrangeiro, de Albert Camus, suscitando nuances discursivas, contrapostas às ambas narrativas; isto é, os excessos metafóricos e a depuração discursiva. No primeiro ato será de irremediável importância, entendermos que toda estética está aliciada a uma ética; uma razão que manipula estratégias técnico-formais na exposição de um pensamento abstrato. No segundo ato, aprofundarei a pulsão vital que conduz toda inspiração criativa: a paixão, uma vez que, segundo Aristóteles, toda pulsão está à serviço da razão. Neste paradoxo, seja pelo frêmito das emoções ou pela ética imposta pela razão, o Absurdo existencial se revela nos atos e nos hábitos das personagens, mostrando-as o grande dilema moral entre o homem e a irracionalidade do mundo.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-12-20
Comment citer
CABRAL, D. K. C. A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector e O estrangeiro, de Albert Camus: a percepção do absurdo entre os "muros" lúcidos da razão contraposto ao itinerário da paixão. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 34–57, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42189. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42189. Acesso em: 20 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
DOSSIÊ: Clarice Lispector (1920-1977)
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.