A paixão segundo o búfalo: o corpo melancólico em Clarice Lispector
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42207Mots-clés :
Paixão. Melancolia. Literatura. Psicanálise. Clarice LispectorRésumé
As paixões participam e impulsionam a experiência humana, pois como sugeriu Lebrun (2009) em O conceito de paixão, nos induz a realizar a ação modificadora. A ação movida pelas paixões pode criar a presença eminente do prazer em uma situação conciliadora doada pelo encontro, ou revelar uma dor latente no processo disfórico do encontro. Nessa perspectiva apresenta-se a melancolia das paixões, centrada na relação da perda ideal do objeto de amor. Nesse sentido, o presente artigo busca pensar como a melancolia está presente no percurso da paixão que participa da construção da personagem em O búfalo, de Clarice Lispector. Investigando os seus sentidos ambivalentes e complementares (passividade e ação; amor e ódio) como norteadores da melancolia no conto e da significação dos estados instintivos do “eu”. Para ancorar a pesquisa busquei um percurso de análise centrado na psicanálise de base freudiana, destacando os ensaios: Luto e Melancolia (2010) e o Eu e o Id (2011).Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-12-20
Comment citer
BRITO, A. R. de F. A paixão segundo o búfalo: o corpo melancólico em Clarice Lispector. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 58–64, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42207. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42207. Acesso em: 20 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
DOSSIÊ: Clarice Lispector (1920-1977)
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.