Benjamin Moser: quando a luz dos holofotes interessa mais que a ética acadêmica
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42212Mots-clés :
Clarice Lispector. Biografia. Ficção biográfica. Biografia literáriaRésumé
Este artigo põe luz a alguns temas tratados por Benjamin Moser, que podem ser questionados tanto pela análise de excertos da biografia que o autor escreveu, Clarice, (lê-se “Clarice vírgula”), quanto pela organização e introdução que fez para Todos os contos, de Clarice Lispector, e, ainda, pelas entrevistas que concedeu no tocante ao tom desrespeitoso que direciona à Academia e às pesquisas brasileiras acerca da autora. Este estudo é alicerçado, sobretudo, nas contribuições de Benjamin Abdala Junior concernentes às "coincidências" e aos "equívocos" enxergados pelo crítico na biografia escrita por Moser; na pesquisa de Berta Waldman acerca da não pretensão de enquadrar a escrita clariciana em um “gueto literário”, seja o judaico ou o cristão; nas análises de Nádia Battella Gotlib em relação à infundamentada afirmação que Moser faz sobre a doença de Marieta, mãe de Clarice Lispector, e no posicionamento crítico de Eneida Maria de Souza, estudiosa do gênero literário biográfico.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-12-20
Comment citer
JERONIMO, T. C. Benjamin Moser: quando a luz dos holofotes interessa mais que a ética acadêmica. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 8–20, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42212. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42212. Acesso em: 20 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
DOSSIÊ: Clarice Lispector (1920-1977)
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2018
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.