Intertextualidade e interdiscurso em quatro publicidades de O Boticário
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42466Mots-clés :
Análise do discurso. Interação Verbal. Intertextualidade. Interdiscurso. Publicidade.Résumé
Esta pesquisa, à luz das contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, propõe uma abordagem das relações intertextuais e interdiscursivas presentes em peças publicitárias impressas da empresa de cosméticos “O Boticário”. O estudo utiliza a metodologia documental de caráter qualitativa e toma como corpus de análise quatro publicidades de “O Boticário”, publicadas em 2005, criadas em estreita relação com contos de fadas conhecidos: Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. O estudo ressalta a ampla importância das reflexões de Bakhtin e Volochínov (2006) na compreensão das relações dialógicas presentes em todo e qualquer texto. Como principais conclusões, a pesquisa confirma o postulado teórico de que todo processo de significação é social. Desse modo, o signo (tanto a palavra quanto a imagem) está sempre em processo de (re)significação, como se pode perceber no mapeamento das relações intertextuais e interdiscursivas nas publicidades do “O Boticário” selecionadas para análise.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-12-31
Comment citer
JESUS, J. de F. A. de; CARVALHAES, W. L. Intertextualidade e interdiscurso em quatro publicidades de O Boticário. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 320–338, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42466. Acesso em: 23 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.