O período escravista narrado por Machado de Assis

uma análise dos contos O Caso da Vara, Mariana e Pai contra Mãe

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.55545

Résumé

O presente artigo objetiva analisar o período escravista brasileiro, que vai até 1888, a partir dos três contos machadianos: "O caso da vara", "Mariana" e "Pai contra mãe", que são narrados no período oitocentista e, apesar das distintas, as histórias preocupam-se em denunciar os horrores da escravidão, durante ou após o seu fim. Esse trabalho busca trazer ao debate a literatura brasileira como elemento indispensável na análise social e histórica do país, capaz de apresentar novas informações e provocar a reflexão acerca de diferentes assuntos. Assim sendo, este estudo é de caráter bibliográfico e fundamenta-se em Bosi (1975), Priore e Venancio (2016), Marquese (2006) e Oliveira (2019). Esperamos, contudo, contribuir para o debate acerca da temática étnico-racial e da leitura literária enquanto modalidade essencial para o desenvolvimento do conhecimento histórico e a para a desconstrução de mentalidades preconceituosas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Keyla Macena, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras com licenciatura plena em Português e Inglês pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista CAPES no Colégio de Aplicação da UFPE, com o subprojeto "Multiletramento na sala de aula: práticas de leitura e escrita de gêneros multimodais" (2019) e Pesquisadora na área de Educação do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE (NUPIC), com projetos acerca de formação de professores, cultura étnico-racial e literatura brasileira. Integra os grupos Dialogando com quem dialoga com Paulo Freire (FAFIRE) e o Grupo de Pesquisa Educação, Currículo na contemporaneidade (GPECC/UFPE). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura brasileira.

Eleta de Carvalho Freire, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade Frassinete do Recife ? FAFIRE. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Contemporaneidade (GPECC). Diretora de Desenvolvimento do Ensino da Pró-reitora para Assuntos Acadêmicos (PROACAD-UFPE) no período de 2015-2019. Atuou como avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Desenvolve e orienta pesquisas sobre os seguintes temas: Ensino de História; Currículo de História; Currículo e diversidade cultural; Gênero e Educação; Formação de Professores.

Publiée

2023-03-01

Comment citer

MACENA, K.; FREIRE, E. de C. O período escravista narrado por Machado de Assis: uma análise dos contos O Caso da Vara, Mariana e Pai contra Mãe. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023010, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.55545. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/55545. Acesso em: 24 déc. 2024.