Análise de exercícios de leitura de poemas em livro didático de língua portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.63141Résumé
O tema desta pesquisa é a abordagem dos exercícios de leitura de poemas contidos num livro didático de Língua Portuguesa dirigido para o 9° ano de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Assim, propõe-se a investigar se tal material didático oferecido nessa determinada escola pode ser uma ferramenta de auxílio ao professor para o desenvolvimento de procedimentos de leitura de poema sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, apresentaram-se as contribuições de Solé (1996), Tavares (2007), Sousa e Gabriel (2009), Marcuschi (2013) entre outros, que refletem sobre a abordagem sociocognitiva de leitura. Utilizou-se pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico sobre concepções de leitura e de gênero discursivo baseada nos autores citados. Os resultados mostraram que os exercícios do volume refletem um visão de leitura como processo de decodificação e priorizam o ensino de conceitos gramaticais e o reconhecimento da estrutura do gênero, não favorecendo a produção de inferências.
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