DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Sônia Maria Xavier Duarte
  • Beth Marcuschi

Resumo

Este estudo explora o tratamento oferecido à leitura em documentos oficiais direcionados para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil (PCNEM, OCEM e PNLEM). Mais precisamente, procura delinear o perfil de leitor que, no momento atual, se pretende formar no nível médio da escolarização básica brasileira. Por este caminho, busca também oferecer, às instâncias responsáveis pela elaboração de currículos, aos professores que atuam em sala de aula e aos estudiosos da linguagem, subsídios para a compreensão de propostas de ensino de leitura em vigor. No decorrer do artigo, com base em pressupostos da Linguística Aplicada, são debatidos, dentre outros, conceitos como os de língua, texto e letramento, bem como diferentes concepções teóricas e metodológicas de leitura. O estudo conclui que o conjunto de documentos investigados orienta, de forma geral, para a formação do “leitor crítico”, embora nem sempre priorize fenômenos linguísticos e estratégias pedagógicas convergentes.

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Publicado

2011-09-29

Como Citar

DUARTE, S. M. X.; MARCUSCHI, B. DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DO LEITOR. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/10117. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos