INTENCIONALIDADE, FINALIDADES E VISADAS NA ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO
Palavras-chave:
Análise do Discurso, humor, riso, fazer rirResumo
Admitindo o ato de linguagem como um enjeu (aposta/expectativa) lançado entre os sujeitos do discurso, esse artigo procura discutir, de um ponto de vista linguageiro, a relação entre os conceitos de intencionalidade, finalidades e visadas discursivas. Focado na análise do discurso humorístico, evidenciamos, primeiramente, uma confusão entre tais conceitos devido à proximidade semântica; em seguida, procuramos circunscrever os limites de cada um desses conceitos e sua aplicabilidade em Análise do Discurso; e, por fim, apresentamos uma tentativa de prever o que se dá no discurso humorístico através de uma visada discursiva baseada no prazer derivado dos diferentes tipos de riso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
VALE, R. P. G. do. INTENCIONALIDADE, FINALIDADES E VISADAS NA ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 137–161, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/17224. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.