PROCESSO LINGUISTÍCO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO INTERACIONISMO DIALÓGICO
Palavras-chave:
Aquisição da linguagem, Interacionismos, Aquisição da EscritaResumo
Este estudo propõe-se a compreender o processo de aquisição e funcionamento da escrita em crianças recém-inseridas no universo linguístico. Para isso, refletiu-se sobre o processo de Aquisição da Linguagem a partir de pesquisas filiadas ao Interacionismo Dialógico de base estruturalista, ressignificado pela Psicanálise Lacaniana. Para esta análise foram selecionados dois textos produzidos por uma criança de quatro anos, que conhece as letras, mas que não as fonetiza. Ao final, percebeu-se que embora ainda não alfabetizada a criança escreve a partir de uma cadeia de significantes aos quais atribui significado. Com isso, a criança revela conhecer a sistematicidade e o funcionamento da escrita no processo linguístico da língua.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W.; MONTEIRO DE CARVALHO, G. M.; DE MELO, M. de F. V. PROCESSO LINGUISTÍCO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO INTERACIONISMO DIALÓGICO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 213–224, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/18488. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.