Autorregulação na aprendizagem de uma língua estrangeira
estudos bem-sucedidos na licenciatura em Letras Francês
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n2.35124Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem de línguas, Avaliação formativa, Autorregulação.Resumo
No prolongamento de um estudo anterior sobre o uso de estratégias por alunos desistentes de licenciatura em francês, analisam-se, aqui, documentos reflexivos produzidos na disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras” por estudantes que obtiveram excelente êxito nas aulas de língua. Foram identificadas e analisadas, nessas produções, as ocorrências de estratégias ligadas às atividades de aprendizagem (plano do “estudar”), bem como aquelas ligadas às atividades linguageiras (plano do “comunicar”). A comparação com os resultados do estudo anterior mostrou que, além de usarem um número significativamente mais elevado de estratégias, os alunos bem sucedidos articulam melhor seus esforços de estudo com seu processo de comunicação, avaliando e regulando as estratégias voltadas para a aprendizagem em função das informações obtidas no uso de estratégias voltadas para a comunicação e vice-versa, com impacto claramente positivo para sua proficiência na língua. A pesquisa permitiu, assim, depreender ações que parecem favorecer a autorregulação dos aprendentes.Downloads
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Publicado
2017-12-31
Como Citar
CUNHA, M. C.; MIRANDA, K. de O. Autorregulação na aprendizagem de uma língua estrangeira: estudos bem-sucedidos na licenciatura em Letras Francês. DLCV, João Pessoa, PB, v. 13, n. 2, p. 15–34, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n2.35124. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/35124. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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