Reflexões sobre as construções identitárias de docentes de Educação a Distância a partir da análise linguístico discursiva de interações no gênero consígnia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.38094Palavras-chave:
identidade docente, gênero consígnia, educação a distânciaResumo
Acompanhando mudanças na sociedade, a modalidade de ensino a distância surge reestruturando uma série de ações interacionais, o que também implica numa reconstrução identitária (HALL, 2004, CORACINI, 2003, 2005, CELANI E MAGALHÃES, 2002) do/a professor/a. Baseadas na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2002, 2006) e sob o viés da abordagem qualitativa de pesquisa (TRIVIÑOS, 1987, LÜDKE E ANDRÉ, 1986) e do estudo de caso (YIN, 2005), temos o objetivo de refletir interpretativamente sobre as identidades, através das atuações linguístico-discursivas dos/as docentes no gênero consígnia, no ambiente virtual Moodle na Educação a Distância. Observamos, com o estudo, que esse gênero, organizado com saudações e orientações, sinaliza para a construção de diferentes relações sociais entre docente-discentes e que essas diferenças revelam fragmentações identitárias próprias da busca de uma reavaliação ético-discursiva (SOUTO MAIOR, 2018) das práticas que o ambiente demanda para os/as profissionais.Downloads
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Publicado
2018-12-31
Como Citar
LUZ, L. S. de F.; SOUTO MAIOR, R. de C. Reflexões sobre as construções identitárias de docentes de Educação a Distância a partir da análise linguístico discursiva de interações no gênero consígnia. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 274–304, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.38094. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/38094. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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