A linguagem da propaganda como ferramenta para o ensino de leitura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42509Palavras-chave:
Propaganda. Multimodalidade. Léxico. Leitura.Resumo
O presente capítulo analisa a riqueza linguística do gênero textual propaganda como campo produtivo para o ensino de leitura, fundamentando-se em dois aspectos constitutivos e suas contribuições à cognição: a multimodalidade e as relações lexicais. O artigo apresenta argumentos a favor de uma abordagem do ensino de leitura fundamentado numa visão interativa, através do qual o aluno vivencie, conscientemente, os fenômenos lexicais em consonância com os recursos multimodais mobilizados no texto para a construção dos sentidos, permitindo a este leitor perceber-se como coautor do processo. Pautando-nos em teorias de gênero textual, de leitura, nas reflexões sobre o texto publicitário, na multimodalidade e nas bases da Semântica Lexical em Antunes (2009; 2012), Kleiman (1999; 2011), Marchuschi (2011), Carvalho (1996; 2014), Dionísio; Vasconcelos (2013), dentre outros, buscamos apresentar reflexões de como a integração dessas áreas do conhecimento linguístico podem convergir para o mesmo propósito: a compreensão do texto mediada pelo ato de ler. Enfim, as análises ora apresentadas contribuem para a reflexão sobre as questões pertinentes ao ensino de leitura ancoradas nas manifestações da multimodalidade e do léxico.Downloads
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Publicado
2018-12-31
Como Citar
UCHOA, S. A. O.; FERRAZ, M. M. T. A linguagem da propaganda como ferramenta para o ensino de leitura. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 305–319, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42509. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42509. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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