Direitos humanos e democracia no Brasil

A diferença ontológica como dispositivo necropolítico e normatizante

Autores

  • Douglas Antoni Assessor Técnico em Psicologia Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Pimenta Bueno/RO.

Resumo

A ideia central proposta neste ensaio, situa-se nas reflexões e analises das interseccionalidades entre as políticas de Direitos Humanos, democracia, e no modo que se configura as significações ontológicas na realidade material de populações e grupos sociais historicamente desfavorecidos e inferiorizados, no que concerne a conjuntura e alcance dos direitos humanos e democracia brasileira, apontando para o reconhecimento das lacunas existentes na efetividade dessas premissas, tanto quanto a noção enviesada de suas concepções, carecendo de uma profunda revisão  semântica e sistemática. Pois, subjaz alicerçados em enquadres que desnutrem e cerceiam populações lidas como dissidentes, delimitando quais sujeitos que serão contemplados por esses pressupostos e os postos nas fronteiras da inumanidade e deterioração ontológica. Dada a problemática, emerge a percepção de seletividade na efetivação desses direitos e a potencialização de fraturas ontológicas. Portanto, é preciso entender as iniquidades inoculadas nas existências subalternizadas em suas matrizes históricas e suas reorganizações na modernidade.

 

Palavras-chave: Direitos humanos. Democracia. Ontologia. Necropolítica. Subalternizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Antoni, Assessor Técnico em Psicologia Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Pimenta Bueno/RO.

Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família no Instituto Nacional de Educação e Extensão. Especialização em Neuropsicologia e Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade Vales de Minas. Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Anísio Teixeira. Graduado em Psicologia pela Faculdade Estácio de Pimenta Bueno. Integrante da Equipe Multidisciplinar “Educação Especial Inclusiva do Município de Pimenta Bueno/RO”. Foco em pesquisas relacionadas à área de Psicologia Decolonial e aos temas de raça, gênero, intersseccionalidades epistemológicas e Psicologia Crítico-Social. E-mail: doug.antoni29@gmail.com.

Downloads

Publicado

12/27/2023

Como Citar

ANTONI, D. Direitos humanos e democracia no Brasil: A diferença ontológica como dispositivo necropolítico e normatizante. Direitos Humanos e Transdisciplinaridade, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 7–33, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dht/article/view/67931. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos