Vulnerabilidade socioambiental: proposição de temas e indicadores para cidades brasileiras
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor um arcabouço teórico composto de temas e respectivos indicadores capazes de, ao serem aplicados, traduzir o nível de vulnerabilidade socioambiental nas cidades brasileiras. Este estudo utilizou a revisão sistemática da literatura, por meio de consulta nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Web of Science publicados entre os anos 2000 e 2018. Foram analisados 20 artigos e 06 livros. Os resultados apresentam um conjunto de oito temas e 134 indicadores que viabilizam uma nova perspectiva para a análise da vulnerabilidade socioambiental, constituindo uma ferramenta que visa colaborar para os estudos sobre o tema e para o planejamento e a definição de ações de políticas públicas que visem melhor estruturar as cidades, tornando-as vivas, com qualidade de vida e capazes de serem sustentáveis para os seus citadinos.
Downloads
Referências
CUTTER, S. L. A ciência da vulnerabilidade: modelos, métodos e indicadores. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 93, n. 1, p. 59-70, jun. 2011.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Editora Martins Fonte. São Paulo; 2014.
JACOBI, Pedro. Cidade e meio ambiente: percepções e práticas em São Paulo. Editora Annablume, 2ª edição. São Paulo, 2006.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Editora WMF Martins; São Paulo; 3ª edição; 2011.
KATZMAN, Rubens. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. In. MOYSÉS, A. R. Cidade, Segregação Urbana e Planejamento. Goiânia: UCG, 2005, p. 205-246.
KOWARICK, Lúcio. Escritos Urbanos. Editora 34. 1ª edição. São Paulo. 2000.
ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. Editora Boitempo, 1ª edição. São Paulo, 2015.
ROSSETTO, Adriana Marques. Proposta de um Sistema integrado de Gestão do Ambiente Urbano (SIGAU) para o desenvolvimento sustentável de cidades. Tese. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis: 2003.
SANTOS, Milton, A Urbanização Brasileira. 5ª edição. 3ª reimpressão. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2013.
SILVA, D. B. L., ROSA, E. Índice de Carência e Vulnerabilidade Municipal – ICV-M: Análise Crítica e Metodológica. Revista de Gestão e Secretariado – GeSec. ISSN: 2178-9010. DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v8i3.646
SOUZA, Jesse. Ralé brasileira: quem é e como vive. Colaboradores: André Grillo et al.; Editora UFMG, Belo Horizonte, 2009.
SPOSATI, A. Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo/2000. Dinâmica social dos anos 90. 2000. Disponível em: <http://www.cedest.info/mapas.html>. Acesso em 15 outubro 2017.