Socio-ecological diagnosis on the semiarid of Paraíba: an analysis of environmental culture and perception

Authors

  • Lívia Feijó Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Gustavo Ferreira da Costa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Denise Dias da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.26330

Abstract

Mudanças culturais são um grande desafio à redução de impactos ambientais e ao ideal da convivência com o semiárido, especialmente nas zonas urbanas, onde há um distanciamento maior com relação ao ambiente do semiárido. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar os principais problemas socioambientais do bairro Jardim Sant’ana, cidade de Sousa, semiárido da Paraíba, e avaliar a percepção da população em relação à cultura ambiental. A pesquisa tem uma abordagem qualiquantitativa, realizada com base em levantamento bibliográfico e documental, por meio de pesquisa de campo, utilizando-se de pressupostos teóricos da pesquisa fenomenológica e observação participante. Elaborou-se um diagnóstico socioambiental do referido bairro, ferramenta importante para embasar a construção de políticas públicas de convivência com o semiárido. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se o índice de impacto ambiental de -4,58, evidenciando uma forte pressão na área estudada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Feijó Portela, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente –Programa Regional de Pósgraduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFPB –João Pessoa-PB

Gustavo Ferreira da Costa Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil –Professor Associado – UFPB – JoãoPessoa-PB

Denise Dias da Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Ciências Biológicas Ecologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil - Professora Adjunta–UFPB–João Pessoa–PB

References

ABÍLIO, F.J.P.; FLORENTINO, H.S. Educação Ambiental no Bioma Caatinga: o que Pensam os Alunos do I Curso de Especialização em Educação Ambiental para o Semiárido [Environmental Education in the Biome Caatinga: What do the Students of the I Specialization in Environmental Education Course Think about the Semiarid]. In: ABÍLIO, F.J.P. Educação Ambiental: da prática educativa à formação continuada de professores do semiárido paraibano. João Pessoa: UFPB/ Ed. Universitária, 2012.

ABÍLIO, F.J.P.; SATO, M. (Org.) Educação Ambiental: do currículo da educação básica às experiências educativas no contexto do semiárido paraibano [Environmental Education: from basic education curriculum to education experiences in the context of the semiarid of Paraíbaç]. João Pessoa: UFPB/ Ed. Universitária, 2012.

ADDISON, E. E. A percepção ambiental da população do município de Florianópolis em relação à cidade [The environmental perception of the population of the city of Florianópolis regarding the city]. Florianópolis: 2003. Available at: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86146>. Accessed on: jan 2015.

ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de et al. Caatinga: biodiversidade e qualidade de vida [Caatinga: biodiversity and quality of life]. Bauru,SP: Canal 6, 2010. Available at:<http://migre.me/oyQ1T>. Accessed on: Dec 9, 2014.

BAPTISTA, N. de Q.; CAMPOS, C.H. A convivência com o semiárido e suas potencialidades [Coexistence with the semiarid and its potentials]. In: Conti, I. L. et al (Org.). Construindo saberes, cisternas e cidadanias: formação para a convivência com o semiárido brasileiro. Editora IABS, Brasília, DF, 2014a.

______. Acesso à terra e à água – direitos, liberdade e cidadania no Semiárido [Access to land and water – rights, liberty and citizenship in the Semiarid]. In: Conti, I. L. et al (Org.). Construindo saberes, cisternas e cidadanias: formação para a convivência com o semiárido brasileiro. Editora IABS, Brasília, DF, 2014b.

______. Caracterização do semiárido brasileiro [Characterization of the Brazilian semiarid]. In: Conti, I. L. et al (Org.). Convivência com o semiárido brasileiro: autonomia e protagonismo social. Editora IABS, Brasília, DF, 2013.

BAUMAN, Z. Vida líquida [Liquid life]. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BRANCO, S. M. O meio ambiente em debate [Environment under debate]. 3 ed. rev. e ampl. - São Paulo: Moderna, 2004. – (Coleção polêmica)

BRASIL. Constituição (1988) [Constitution]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Available at:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Accessed on: mar 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Constitution of the Federative Republic of Brazil, 1988]. Brasília, 1988. Available at:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Accessed on: mar 2015.

______. Lei nº 12.305 - Política Nacional de Resíduos Sólidos [Law no. 12.305 – National Policy of Solid Residues]. Brasília, 2010. Available at: <http://migre.me/oyPQB> Acesso em: jan 2015.

BRASILEIRO, R. S. Alternativas de desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino: da degradação à conservação [Alternatives to sustainable development in the northeast’s semiarid: from degradation to conservation]. 2009. Available at: < http://migre.me/oyPZz>. Accessed on: jan 2015.

CARVALHO, L. D.. A emergência da lógica da “Convivência Com o Semi-Árido” e a construção de uma nova territorialidade [Emergence of logic of “Coexistence with the Semiarid” and the construction of a new territoriality]. In: Educação para a Convivência com o Semi-Árido Árido: Reflexões Teórico-Práticas. Juazeiro/BA: Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semi-Árido, Selo Editorial-RESAB, 2006.

CARVALHO, R. V. A. Coronelismo e neo-coronelismo: eternização do quadro de análise política no Nordeste? [“Coronelismo” and “neo-coronelismo”: externalization of political analysis situation in the Northeast?]. Caderno de Estudos Sociais. v. 3, n. 2. 1987. Available at:<http://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1025>. Accessed on: mar 2015.

COHN, Amélia. Políticas Sociais e Pobreza no Brasil [Social Policies and Poverty in Brazil]. Planejamento e Políticas Públicas. N.12, Jun/Dec, 1995.

CRISPIM, M. C. Ecologia [Ecology]. In: Andrade, M. O. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento. Bases para uma formação interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

FLORENTINO, H. S. Educação ambiental no Bioma Caatinga: por uma formação continuada de professores no município de Sumé-PB [Environmental education in the Biome Caatinga: for a continuous formation of professors in the city of Sumé-PB]. PRODEMA. João Pessoa: 2013.

FROTA, P. V.; NAPPO, M. E. Processo erosivo e a retirada da vegetação na bacia hidrográfica do açude Orós – CE [Erosion process and removal of vegetation in the hydrographic basin of Orós dam – CE]. Revista Geonorte, Edição Especial, v. 4, n. 4, p.1472 – 1481. 2012.

GRANZIERA, M.L.M. Áreas de preservação permanente urbanas, drenagem e compensação ambiental [Urban permanent preservation areas, drainage and environmental compensation]. In: BENJAMIN, A. H. et al. (coords.). PNMA: 30 anos da Política Nacional de Meio Ambiente. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

GUERRA, A. J. T., SILVA, S. S. BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos [Erosion and conservation of soils]. Editora Bertrand Brasil, 3º edição, 2007.

GUERRA, R. A. T.; ABÍLIO, F. J. P. Educação Ambiental na Escola Pública [Environmental Education at the Public School]. João Pessoa: Foxgraf, 2006.

KAUFFMAN, Cristine. Estudos culturais, mídia e meio ambiente: Tecendo saberes para uma cultura ambiental [Cultural studies, media and environment: Weaving knowledge for an environmental culture]. Quinto Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2009.

LOPES, et al. Avaliação dos impactos ambientais causador por lixões: um estudo de caso [Evaluation of environmental impacts caused by dump sites: a case study]. Anais do XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2010.

LUCKMAN, Ana Paula. Jornalismo e mídia-educação no contexto do aquecimento global [Journalism and media education in the context of global warming]. Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. III Nº 2. 2006

LUZZI, D. Educação e Meio Ambiente [Education and Environment]. Barueri,SP: Manole, 2012.

MALVEZZI, R. O desafio das cidades no semiárido brasileiro [The challenge of cities in the Brazilian semiarid]. In: Conti, I. L. et al (Org.). Construindo saberes, cisternas e cidadanias: formação para a convivência com o semiárido brasileiro. Editora IABS, Brasília, DF, 2014.

MARTINS, et al. Coronelismo: um referente anacrônico no espaço organizacional brasileiro contemporâneo? [“Coronelismo”: an anachronistic reference in contemporary Brazilian organizational space?]. 2011. Rev. O&E - Salvador, v.18 - n.58, p. 389-402. Available at: <http://www.scielo.br/pdf/osoc/v18n58/a03v18n58.pdf>. Accessed on fev 2015.

MIRANDA, et. al. Representações Sociais Sobre Educação Ambiental em Grupos da Terceira Idade [Social Representations about Environmental Education in Elderly Groups]. 2007. Available at: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a02.pdf.>. Accessed on: jan 2015.

MITIDIERO JUNIOR. M. A. Ação territorial de uma igreja radical: Teologia da libertação, luta pela terra e atuação da Comissão Pastoral da terra no Estado da Paraiba. São Paulo, 2008. Available at: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-07012009-161303/pt-br.php>. Acessed on: mai 2017.

MOREIRA, D.A. O Método Fenomenológico na Pesquisa [Phenomenological Method in Research]. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2004, 152p.

MOTA, S. Introdução à engenharia ambiental [Introduction to environmental engineering]. 4ª Edição. Rio de Janeiro. ABES: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2010.

MPPB. Planejamento Estratégico 2010/2016 [Strategic Planning 2010/2016]. 2010. Available at:<http://migre.me/oyPKm>. Accessed on: jan 2015.

OLIVEIRA, K. A. de. et al.Qualidade de vida, alimento e ambiente: análise socioambiental e jurídica fundamental [Quality of life, food and environment: fundamental socio-ecological and legal analysis]. In: BENJAMIN, A. H. et al. (coords.). PNMA: 30 anos da Política Nacional de Meio Ambiente. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

PALMA, I. R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental [Environmental perception analysis as an instrument for planning of environmental education]. 2005. UFRS. Available at:< http://migre.me/oyPGu>. Accessed on: jan 2015.

PETROVICH, A.I.; ARAÚJO,M.F.F de. Percepção de professores e alunos sobre os usos e a qualidade da água em uma região semi-árida brasileira [Teachers and students’ perceptions about uses and quality of water in a semiarid region of Brazil]. Revista Educação Ambiental em Ação. Nº 29. 2009. Available at:<http://migre.me/oyQd7>. Accessed on: jan 2015.

ROCHA, D. et al. Geologia da Bacia do Rio do Peixe [Geology of the Rio do Peixe Basin]. Rede Cooperativa de Pesquisa Comportamento das Bacias Sedimentares da Região Semi-Árida do Nordeste Brasileiro. Hidrogeologia da Bacia do Rio do Peixe. 2006. Available at:<http://migre.me/oyPEa>. Accessed on: jan 2015.

SANTOS, C. F. Terra: base para a convivência com o Semiárido brasileiro [Earth: base for coexistence with the Brazilian semiarid]. In: Conti, I. L. et al (Org.). Construindo saberes, cisternas e cidadanias: formação para a convivência com o semiárido brasileiro. Editora IABS, Brasília, DF, 2014.

SALLES, A. Do coronelismo ao neo-coronelismo: um estudo sobre a ascensão, a queda e o ressurgimento de Antônio Lorenzetti Filho [From “coronelismo” to “neo-coronelismo”: a study on the rise, fall and rebirth of Antônio Lorenzetti Filho]. 2012. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

SENRA, J. B. et al. (Org.). Ciranda das Águas [Water Cycle]. Ministério do Meio Ambiente. 2012. Available at: <http://migre.me/oyPBA>. Accessed on: jan 2015.

SILVA, E. D. C. Mudanças Culturais [Cultural Changes]. In: Conti, I. L. et al (Org.). Construindo saberes, cisternas e cidadanias: formação para a convivência com o semiárido brasileiro. Editora IABS, Brasília, DF, 2014.

SILVA, M. A. da. et al. Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos no Semiárido Paraibano [Environmental Education in the Education of Youth and Adults in the Semiarid of Paraíba]. In: ABÍLIO, F.J.P.; SATO, M. (Org.) Educação Ambiental: do currículo da educação básica às experiências educativas no contexto do semiárido paraibano. João Pessoa: UFPB/ Ed. Universitária, 2012.

SILVA, M. M. P. da. et al. Educação Ambiental para o uso sustentável de água de cisternas em comunidades rurais da Paraíba [Environmental Education for the sustainable use of cistern water in rural communities of Paraíba]. Revista de Biologia e Ciências da Terra. Suplemento Especial - Número 1 - 2º Semestre, 2006. Available at:<http://migre.me/oyQ7T>. Accessed on: fev 2015.

TONET, L. A violência, a corrupção e a fraude eleitoral: herança coronelista a ser corrigida por uma reforma política [Violence, corruption and electoral fraud: heritage from “coronelismo” to be corrected by a political reform]. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Fortaleza, 2014.

TOMMASI, L. R.. Estudos de Impacto Ambiental [Environmental Impact Studies]. CETESB: Terragraph Artes e Informática. São Paulo, 1994.

VILLAR, L. M. et al. A percepção ambiental entre os habitantes da região noroeste do estado do Rio de Janeiro [Environmental perception among inhabitants of the northeast region of the state of Rio de Janeiro]. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2008. Pág. 537-43. Available at: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v12n3/v12n3a21>. Accessed on: fev 2015.

Published

2017-07-29

How to Cite

PORTELA, L. F.; LIMA, G. F. da C.; CRUZ, D. D. da. Socio-ecological diagnosis on the semiarid of Paraíba: an analysis of environmental culture and perception. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.26330. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/26330. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Ambientais

Most read articles by the same author(s)