O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.29450Abstract
A grave crise socioambiental mundial impõe a necessidade de busca de um novo modelo de civilização e de sociedade pautado numa nova ética da relação entre os seres humanos e a natureza. Repensar essa no âmbito escolar requer uma problematização do tema que deve ser contextualizado de forma significativa aos estudantes. Nesse sentido, a utilização de vídeos em sala de aula como estratégia de trabalho pode ser um recurso vantajoso para a prática pedagógica. O presente estudo apresenta a Educação Ambiental como uma dimensão da educação fundamental, utilizando o vídeo como estratégia de sensibilização e formação da consciência crítica acerca da problemática socioambiental de estudantes da Educação Básica, visando a instrumentalização para uma ação política e social transformadora. Trata-se de uma investigação qualitativa/quantitativa que usou a análise textual discursiva sobre o material produzido com o uso de diferentes meios didáticos. Foi realizada em cinco escolas, sendo quatro situadas no litoral do Paraná com o intuito de investigar a contribuição do uso do vídeo como recurso didático para a contextualização de determinados conceitos/conteúdos no processo de aprendizagem. Os resultados mostram a eficácia do uso do vídeo, em especial como a argumentação científica e a realidade potencializam a construção das ideias dos estudantes, pois os argumentos são justificados cientificamente e corroborados pela realidade. Além disso, percebeu-se como a curiosidade dos estudantes serve como ponto de partida para a realização de pesquisas sobre os problemas socioambientais no entorno, visando à instrumentalização para uma ação política e emancipatória dos educandos.
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