Conhecimento e percepção socioambiental de educadores de escolas da cidade de Brejo do Cruz, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.29860Abstract
A Educação Ambiental assume papel fundamental diante do crescimento dos problemas ambientais da sociedade atual. Neste sentido, o trabalho objetivou avaliar o conhecimento e percepção dos educadores sobre o tema Educação Ambiental da cidade de Brejo do Cruz, Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, contendo 29 perguntas versando sobre essa temática, aplicado a 30 educadores. Obteve-se uma variação significativa entre as escolas, nas respostas dos educadores em seis itens. Segundo os educadores, as escolas possuem uma rotina de sensibilização dos recursos naturais e a Educação Ambiental está bem inserida no currículo escolar. A metade dos entrevistados afirmou não terem sidos capacitados na graduação e nem realizaram cursos na área ambiental (45,8%, n = 11), entretanto, todos, gostam de ler assuntos referentes ao meio ambiente. No total, 87,5% (n = 21) incentivam os educandos e grande parte realiza práticas sustentáveis em sua residência. Porém, 70,0% desconhecem alguma lei, documento ou programa ambiental. Apenas os educadores da escola particular (6,3%, n =1) conceituaram o termo Educação Ambiental de forma equivocada, sendo maior o percentual, referente a compreensão de sustentabilidade na escola pública (50,0%, n = 7) e particular (25,0%, n = 4). Os resultados reportaram, que apesar de gostarem de ler assuntos pertinentes à temática e satisfeitos como aplicam na aula, os educadores possuem conhecimento limitado e fragmentado dos conceitos básicos que norteiam a Educação Ambiental. Esses dados reiteram a importância da capacitação docente para se apropriar do saber ambiental.
Downloads
References
ALMEIDA, F. C. M.; NOGUEIRA, C. G. M.; GOMES, N. S. F. Evitando a poluição do rio piancó em Pombal – PB. INTESA – Informativo Técnico do Semiárido (Pombal-PB), v. 10, n. 1, p. 38-49, 2016.
ARAÚJO, M. F. F.; PEDROSA, M. A. Ensinar ciências na perspectiva da sustentabilidade: barreiras e dificuldades reveladas por professores de biologia em formação. Educar em Revista, n. 52, p. 305-318, 2014.
ARAUJO, M. L. F; FRANCA, T. L. Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife. Educar em Revista, n. 50, p. 237-252, 2013.
BICALHO, L.; OLIVEIRA, M. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, n. 3, p. 47-74, 2011.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321>. Acesso em: 22 abril de 2015.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem Populacional, 2015. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/frm_hom_mul.php?codigo=250280> Acesso em: 3 de fevereiro de 2016.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde, Brasília, MEC/SEF, 1997. p. 167-242. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>. Acesso em: 22 de abril de 2015.
CALADO KA, BATISTA JB and CAMAROTTI MF. 2014. Um diagnóstico preliminar sobre a educação ambiental: Programa Projovem adolescente de Borborema-PB. Gaia Scientia, 8(1): 392-398.
CAVALCANTI NETO, A. L. G.; AMARAL, E. M. R. Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas. Ciência e Educação, v. 17, n. 1, p. 129-144, 2011.
CÓRDULA EBL. 2014. Percepção e formação do sujeito ambiental: mudanças no paradigma atual. Gaia Scientia, 8(1): 150-155.
CUBA, M. A. Educação Ambiental nas escolas. ECCOM, v. 1, n. 2, p. 23-31, 2010.
GUIMARÃES, S. S. M.; INFORSATO, E. C. A percepção do professor de biologia e a sua formação: a educação ambiental em questão. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, “Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP”, Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.
JANKE, N. Políticas públicas de educação ambiental. Tese (Doutorado) – UNESP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. p. 1-231, 2012.
KATAOKA, A. M.; AFFONSO, A. L. S.; FILHO, M. C.; NOGUEIRA, J. F. F. Educação ambiental: da pesquisa à extensão em três escolas de ensino fundamental, Guarapuava – Paraná. Ambiência, v. 10, suplemento 1, p. 399 – 409, 2014.
KNORST, P. A. R. Educação ambiental: um desafio para as unidades escolares. Unoesc & Ciência – ACHS, v. 1, n. 2, p. 131-138, 2010.
MORAES, R. R. M.; TUROLLA, F. A. Visão geral dos problemas e da política ambiental no brasil. Informações Econômicas, v. 34, n. 4, p. 7-13, 2004.
PEREIRA, S. F.; MEIRELES, A. J. A. Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de ensino fundamental Claudio Martins-Fortaleza/CE. Geosaberes, v. 3, n. 6, p. 16-27, 2012.
PEREIRA, V. A.; GIBBON, C. A. A educação ambiental no ensino: investigando as abordagens, percepções e desafios na realidade de uma escola pública em Rio grande (RS). Revbea, v. 9, n. 2, p. 376-394, 2014.
PICOLI, A. S.; KLIGERMAN, D. C.; COHEN S. C.; ASSUMPÇÃO, R. F. A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n 3, p. 797-808, 2016.
ROCHA ERS. 2013. Além do desenvolvimento sustentável: as sociedades sustentáveis sob a ótica da Ecologia Profunda. Gaia Scientia, 7(1): 09-22.
ROCHA, J.S.M. Manual de Projetos Ambientais. Santa Maria: UFSM, 1997. 446p.
SILVA, C. O.; OLIVEIRA, F. B.; TORRES, M. S. Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar. Geosaberes, v. 5, n. 9, p. 13-25, 2014.
SILVA, E.; SILVA, F. G.; SILVA, R. F. L.; SILVA, R. H.; OLIVEIRA, H. M. Avaliação do saber ambiental de professores do ensino público do município de São Bento, Paraíba. Scientia Plena, v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015.
SORRENTINO, M.; TRAIBER, R.; MENDONÇA, P.; JUNIOR, L. A. F. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.
SOUZA, R. M.; SANTOS, M. M. Análise da prática pedagógica em educação ambiental no contexto de escola rural em Itaporanga d’ ajuda-se. Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, n. 2, p. 1-17, 2012.
SUÁREZ, P. Á.; MARCOTE, P. V. “Transversalidad” de la transversalidad. Análisis de una estrategia didáctica aplicada a la educación para la sostenibilidad. Revista Portuguesa de Educação, v. 23, n. 2, p. 239-262, 2010.
TEIXEIRA, C.; TORALES, M. A. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, n. 3, p. 127-144, 2014.
TORALES, M. A. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar à ação educativo-comunitária como compro¬misso político-pedagógico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, p. 1-17, 2013.
TOZONI-REIS, M. F. C.; TALAMONI, J. L. B.; RUIZ, S. S.; NEVES, J. P.; TEIXEIRA, L. A.; CASSINI, L. F.; FESTOZO, M. B.; JANKE, N.; MAIA, J. S. S.; SANTOS, H. M. S.; CRUZ, L. G.; MUNHOZ, R; H. A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?. Ciência Educação, v. 19, n. 2, p. 359-377, 2013.
TOZONI-REIS, M. F. C.; CAMPOS, L. M. L. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, ed. especial, n. 3, p. 145-162, 2014.
VALENTIM, L.; SANTANA, L. C. Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010.
VIEIRAS, R. R.; TRISTÃO, M. A educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação. Revista do centro de educação UFSM, v. 41, n. 1, p. 159-170, 2016.
XAVIER, A. L. S.; SILVA, E.; ALMEIDA, E. P. O. Influência da educação ambiental na percepção de alunos do ensino público de Pombal, Paraíba, quanto a gestão dos resíduos sólidos. Revista Espacios, v. 37, n. 8, p. 0-1, 2016.