Contribuições da PML e da logística reversa para o segmento de embalagens plásticas: estudo de caso em uma empresa do Vale do Caí (RS)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n1.30061Abstract
As atividades industriais são responsáveis pela geração de uma série de impactos ambientais, comprometendo potencialmente a qualidade dos recursos hídricos, do solo e do meio atmosférico. No âmbito de programas de gestão ambiental, iniciativas que contemplem a Produção Mais Limpa (PML) e a logística reversa têm muito a contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e, paralelamente, para a redução de custos produtivos. Desse modo, diante da possibilidade de trabalhar com essa temática em uma empresa do ramo de embalagens plásticas flexíveis recicladas, situada no Vale do Caí (RS), definiu-se como objetivo: identificar e avaliar as práticas de PML e de logística reversa desenvolvidas por esse empreendimento. Por meio de um diagnóstico bastante detalhado da situação ambiental e econômica e de uma entrevista junto ao técnico ambiental, constatou-se que a empresa é bastante proativa em relação ao meio ambiente e possui iniciativas bem consolidadas de PML, incluindo a reciclagem, a recirculação de água no processo produtivo e a destinação/disposição ambientalmente adequadas dos resíduos sólidos gerados. O segmento analisado favorece vias de logística reversa, no entanto, verificou-se na prática, que as ações precisam ser mais bem articuladas no sentido de envolver um número maior de agentes dessa cadeia.
Downloads
References
BARBIERI, JC. 2006. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 328 p.
BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010, 72 p.
CHIZZOTTI, A. 1991. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 164 p.
COSTA, L; MENDONÇA, FM de. 2014. Logística Reversa segundo a Visão de Processos. In: VALLE, R; SOUZA, R. G. de (Org.). Logística reversa: processo a processo. São Paulo: Atlas, p. 34-48.
GASI, TMT; FERREIRA, E. 2006. Produção Mais Limpa. In VILELA JÚNIOR, A; DEMAJOROVIC, J. Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: SENAC/SP, p. 45-82.
GIL, AC. 1994. Metodologia do ensino superior. 2 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 207 p.
MONTIBELLER-FILHO, G. 2007. Empresas, desenvolvimento e ambiente: diagnóstico e diretrizes de sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 147 p.
NASCIMENTO, LF; LEMOS, AD da C; MELLO, MCA de. 2008. Gestão socioambiental estratégica. Porto Alegre: Bookman, 229 p.
PIVA, AM; WIEBECK, H. 2004. Reciclagem do plástico. Como fazer da reciclagem um negócio lucrativo. São Paulo: Artliber Editora. 119 p.
XAVIER, LH; CORRÊA, HL. 2013. Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento sustentáveis. São Paulo: Atlas, 265 p.