Implementação da política de resíduos sólidos nos municípios do agreste meridional de Pernambuco

Authors

  • Adilma L. Brandão
  • Rejane M. M. Pimentel
  • Claudio Jorge M. de Castilho

Keywords:

Implementação, Política ambiental, Resíduos sólidos

Abstract

A Política Nacional de Resíduos Sólidos define os princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes da gestão dos resíduos sólidos no Brasil. Este estudo objetiva a identificação das dificuldades de implantação da PNRS no Agreste Meridional de Pernambuco (AMP). A problemática foi abordada em uma perspectiva complexa, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais usados como indicadores de caracterização do Agreste Meridional de Pernambuco. Para verificar as dificuldades de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos foram analisados seus objetivos e instrumentos, a partir de dados amostrais de entrevistas com secretários ambientais de Garanhuns, Lajedo, Correntes e Bom Conselho. Foi feita uma análise dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e visitas aos aterros sanitários desses municípios. Os resultados mostram que a política adotada é a de terceirização do serviço de limpeza, além de um depósito dos resíduos, mediante pagamento, em aterro mais próximo. Concluímos que a política não é prioritária para o Estado, ela é falha no propósito de implementar a Política ao compartilhar responsabilidades, e transfere o ônus da implementação para os municípios, condicionando esta transferência de recursos aos dispositivos fiscais, acarretando dificuldades econômicas, principalmente para os municípios mais pobres. Foi confirmada a hipótese de que a distância da capital do estado, sob uma ótica operacional federalista, agrava as dificuldades técnicas, econômicas, fiscais e políticas da implementação

Downloads

Download data is not yet available.

References

Alier JM. 2007. Ecologismo dos pobres. Rio de Janeiro, Contexto.

Almeida LT. 1997. O. Debate internacional sobre instrumentos de política ambiental e questões para o Brasil. In: II Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica: a economia ecológica e os instrumentos e políticas para uma sociedade sustentável. São Paulo, CORECON-SP, FAPESP.

Althusser L. 2002. Aparelho, Ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal.

BDE. Banco de Dados do Estado. Disponível: www. bde.pe.gov.br. Acesso: jun de 2013 a set. 2015.

BRASIL. Lei n°. 12.305, de 2 de agosto de 2010: institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a Lei 9.60 e dá outras providências. Brasília, Brasil, 2010. Acesso: junho de 2013.

CONDEPE / FIDEM - Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco. BDE-Banco de Dados do Estado. Governo do Estado de Pernambuco. DE-Banco de dados do Estado.

CPRH- Agência Estadual de Meio Ambiente. Governo do Estado de Pernambuco. Decreto nº. 7.404, de 23 de dezembro de 2010, que regula a Lei nº. 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências. Acesso: jun de 2013 a set de 2015.

Engels F. 1999. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. Edição eletrônica: Ed. Ridendo Castigat Moraes. Disponível: www jahr.org.

JCP. Jornal do Comércio de Pernambuco. O Serasa dos municípios em 14 dez 2014. Acesso: 13 de janeiro de 2015.

Leff E. 2012. As Aventuras da Epistemologia Ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez.

Macedo ZL. 2002. Os Limites da Gestão Ambiental. Margem, São Paulo, n 15, p. 203-222.

Marwhinney M. 2005. Desenvolvimento Sustentável: uma introdução ao debate ecológico. São Paulo: Edições Loyola.

Moura, A. S. de. Políticas Públicas e Meio Ambiente: da economia política às ações setoriais. Fundação Joaquim Nabuco. Recife: Ed. Massangana, 2009.

Brasil. Decreto 7404/10 | Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010. Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências.

Pernambuco. Lei nº 14. 236, de 13 de dezembro de 2010. -Dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos, e dá outras providências.

Santos RB dos. 2007. Relações entre meio ambiente e ciência econômica: reflexões sobre economia ambiental e a sustentabilidade. Paraná, UFPR.

Siqueira LN. 2013. Dos Princípios e Instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível: www.revistadir.mcampos.br / PRODUCAOCIENTIFICA / artigos / lisandronortonsiqueiradosprincipioseinstrumentospoliticanacionalresiduossolidos.pdf.

Tozoni-Reis M. 2007. Contribuição para uma Pedagogia Crítica na Educação Ambiental: reflexões teóricas. In: Loureiro C. (org.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho, e educação. Rio de Janeiro, Quartet. 177 p.

Waldman M. 2010. Lixo: cenário e desafios. São Paulo, Cortez.

Published

2016-12-27

How to Cite

BRANDÃO, A. L.; PIMENTEL, R. M. M.; CASTILHO, C. J. M. de. Implementação da política de resíduos sólidos nos municípios do agreste meridional de Pernambuco. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/33209. Acesso em: 22 nov. 2024.