Conhecimento tradicional como instrumento para dinamização do currículo e ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n4.38710Abstract
O presente artigo de revisão teórica tem o objetivo de apresentar a importância do conhecimento tradicional para tornar as aulas de ciências mais atrativas, levando em consideração o contexto cultural e socioambiental dos estudantes. Inicialmente, faz-se uma discussão de como a ciência ocidental se sobrepõe às demais formas de conhecimento, muitas vezes desconsiderando o conhecimento tradicional, tornando estanque e sem aplicação dos conteúdos científicos nos cotidianos dos estudantes. Um ensino de ciências, que leve em consideração apenas o conhecimento oriundo da ciência ocidental, sem considerar a importância do saber tradicional, perde a oportunidade de dialogar com outras formas de conhecimento, o que poderia enriquecer sobremaneira o currículo de ciências. O Pluralismo Epistemológico trabalha com o conhecimento tradicional, levando em consideração a importância da demarcação de saberes – o objetivo aqui não é “transformar” conhecimento tradicional em científico, mas mostrar que cada forma de conhecimento, através de métodos e concepções de vida diferentes, tem sua importância.
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