Saberes tradicionais e formação científica: reconstruindo o laboratório vivo
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Saberes Tradicionais, TransdisciplinaridadeResumo
Um dos principais objetivos do professor de ciências é aproximar o estudante do conhecimento científico, continuamente em metamorfose. Ao ensinar ciências somos convidados a proporcionar um diálogo entre a cultura científica e as emergências criativas por parte dos alunos, assumindo sempre uma postura crítica sobre o que já está compartilhado. Para este fim, torna-se necessário repensar a agenda de formação destes docentes, reproblematizando o fazer e o pensar e aproximando-os dos lugares de construção de conhecimento; da experimentação de ideias; da linguagem técnica-científica; e da investigação das evidências. Neste estudo priorizamos três axiomas fundamentais para esta nova agenda de formação: reconstruir o perfil do professor de ciências; redimensionar o conceito de laboratório; e reproblematizar a noção de evidência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
SEVERO, T. E. A.; ALMEIDA, M. da C. X. de. Saberes tradicionais e formação científica: reconstruindo o laboratório vivo. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/18959. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Ambientais