Educação ambiental não formal para sensibilização do público infanto-juvenil em assentamentos na Paraíba
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Problemas Ambientais, EcopedagogiaResumo
Os problemas socioambientes surgem pela ação inconsciente do ser humano sobre os ambientais naturais, provocando alterações dos ecossistemas em áreas agrícolas ou urbanas. O objetivo deste trabalho foi a sensibilização das crianças e adolescentes, filhos dos agricultores(as), para construção de uma nova percepção rumo a conservação dos recursos socioambientais locais. O presente estudo foi desenvolvido no município de Lucena, Paraíba, no Assentamento Oiteiro de Miranda, que possui 650,38 hectares e está subdividido em 82 lotes para produção agrícola. Cada família que residente possui um lote e uma casa na Agrovila do assentamento. A área possui ainda Reservas Legais de Mata atlântica, com fontes hídricas. Por esta razão, foram planejadas e realizadas 13 oficinas com o público infanto-juvenil do assentamento, com temas escolhidos a partir da Observação Não Participante e de forma Colaborativa junto aos assentados durante as reuniões ordinárias na Associação dos Agricultores. A pesquisa possui caráter Qualitativo, onde foram utilizados metodologias Lúdica, Ecopedagógica, e técnicas com dinâmicas, produções pictóricas, atividades práticas, manipulação de obetos, uso de recursos audiovisuais, confecção de brinquedos e uso de jogos educativos, o que se refletiu em novos saberes, valores e atitudes dentro do assentamento, observados e constatados ao longo do tempo de atuação.Downloads
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Publicado
2015-04-28
Como Citar
CÓRDULA, E. B. de L.; NASCIMENTO, G. C. C. do; FURTADO, G. D.; PEGADO ABÍLIO, F. J. Educação ambiental não formal para sensibilização do público infanto-juvenil em assentamentos na Paraíba. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/23091. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Ambientais