Uso da Geodiversidade em Unidades de Conservação: O caso do Parque Estadual da Pedra da Boca – PB

Autores/as

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumen

As áreas naturais protegidas são espaços legalmente instituídos com o objetivo de proteger o ambiente, seja do ponto de vista da preservação da geodiversidade e das belezas paisagísticas ou da utilização sustentada dos ecossistemas e seus recursos naturais. O Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB), localizado no município de Araruna (PB), é um complexo rochoso de composição granítica porfirítica, o qual recebe destaque pela singularidade das suas paisagens naturais, as quais estão diretamente relacionadas aos seus aspectos geológicos e geomorfológicos. A presente pesquisa tem objetivo identificar, analisar e mapear a geodiversidade do PEPB; visando subsídios para a prática do geoturismo e, consequentemente o estabelecimento de estratégias voltadas à geoconservação da região. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental pertinente ao tema, realização de trabalhos de campo, tabulação e análise dos dados. A geodiversidade do PEPB insere-se na província geológica da Borborema, situada na faixa oriental do Complexo Presidente Juscelino, com formações residuais que datam do Pré-Cambriano inferior, composta de uma sequencia gnáissica do Curimataú e migmatitos com intercalações de lentes de anfibolitos. Nesse contexto, é fundamental a geoconservação da geodiversidade local, composta pelas geoformas presente na área territorial da Unidade de Conservação e entorno, tais como a Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Letreiro, Pedra do Forno, Pedra do Coelho, entre outras. Conclui-se que a prática do geoturismo na Pedra da Boca pode contribuir para que os visitantes despertem o interesse pelo conhecimento e valorização dos aspectos geológicos e geomorfológicos da região, objetivos estes, que na maioria das vezes são secundários na prática do ecoturismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduado em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Publicado

2014-05-16

Cómo citar

Cavalcante, M. B. (2014). Uso da Geodiversidade em Unidades de Conservação: O caso do Parque Estadual da Pedra da Boca – PB. Revista Estudos Geoambientais, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/geo/article/view/18887