O protagonismo da informação-documentação na cooperação ao desenvolvimento: os recursos educativos abertos nos processos de e-learning

Autores

  • Carmen Bolaños Mejías Departamento de Historia del Derecho y de las Instituciones. Universidad Nacional de Educación a Distancia
  • Gema Bueno de la Fuente Departamento de Biblioteconomía y Documentación. Universidad Carlos III de Madrid
  • Fernanda Melo Alves Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Universidad Carlos III de Madrid.

Palavras-chave:

Cooperação ao desenvolvimento. e-learning, Recursos Educativos Abertos. Biblioteconomia e Documentação. Universidade - Ensino a distancia. Universidade Eduardo Mondlane. Universidad Carlos III de Madrid.

Resumo

Acima de qualquer outra atividade, as universidades ensinam. De forma que, quando cooperam ao desenvolvimento, uma das coisas que melhor sabem fazer é ensinar e trocar suas experiências docentes. A modalidade do e-learning, a cada vez mais comum por sua flexibilidade e adaptabilidade, oferece oportunidades para intercambiar conhecimentos e vantagens para organizar projetos de cooperação com países em via de desenvolvimento. Na aplicação desta modalidade do ensino desenvolveram-se três projetos de cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e as universidades espanholas de Educação a Distância e Carlos III de Madrid, cujos resultados se expõem aqui. A Biblioteconomia e Documentação caminha muito unida ao e-learning, ao encarregar-se da alfabetização tecnológica no uso das plataformas e dos mecanismos de transferência de conhecimento. Mas, sobretudo, pela importância determinante que têm os Recursos Educativos Abertos, cujo uso e produção é necessário potenciar, de forma que os países contraparte não fiquem limitados a serem consumidores. Pelo contrário, têm de conseguir a capacidade de voltarem-se criadores de recursos compartilhados.

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Biografia do Autor

Carmen Bolaños Mejías, Departamento de Historia del Derecho y de las Instituciones. Universidad Nacional de Educación a Distancia

Doctora en Derecho por la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Gema Bueno de la Fuente, Departamento de Biblioteconomía y Documentación. Universidad Carlos III de Madrid

Doctora en Documentación. Departamento de Biblioteconomía y Documentación. Universidad Carlos III de Madrid

Fernanda Melo Alves, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Universidad Carlos III de Madrid.

Doctora en Documentación. Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Universidad Carlos III de Madrid.

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Publicado

2013-03-21

Como Citar

Bolaños Mejías, C., Bueno de la Fuente, G., & Melo Alves, F. (2013). O protagonismo da informação-documentação na cooperação ao desenvolvimento: os recursos educativos abertos nos processos de e-learning. Informação &Amp; Sociedade, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/15120

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa