Wag the dog ou mera coincidência: mídia, cinema e informação produzindo a memória do futuro
Palavras-chave:
Memória Social. Informação. Esquecimento. Mídia. Cinema.Resumo
Em uma época na qual a mídia constrói dentre outros movimentos sociais as disputas político-eleitorais, discute-se neste artigo, especialmente com a ajuda da produção cinematográfica, a relação entre informação e memória criada por processos midiáticos. A principal justificativa do estudo é levantar considerações sobre o estatuto de verdade que costuma ser atribuído à informação produzida pela mídia e seus reflexos na vida da sociedade. A partir das concepções teóricas sobre televisão e mídia (Bourdieu), sobre manutenção da tradição (Huyssen) e ainda considerando a dicotomia entre lembrar e esquecer (Žižek e Sarlo), analisa-se a importância dos veículos de comunicação na produção dos processos de informação e memória. O universo empírico utilizado pauta-se pela análise do filme Mera Coincidência (Wag the dog, no original), cujo eixo dramatúrgico ficcional refere-se aos bastidores de uma campanha presidencial nos Estados Unidos. Com foco nas decisões informacionais e sua repercussão no resultado do processo eleitoral em curso, identifica-se que fatos criados/inventados (sem ínfima ressonância na realidade), fazem parte de um universo simbólico com repercussões no futuro. Esse fato leva a crer que, de um lado, realidade e ficção se misturam para construir a memória e que, de outro, o presente midiatizado interfere tanto no passado quanto na memória do futuro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-05
Como Citar
Ribeiro, L. B., Orrico, E. G. D., & Dodebei, V. L. (2014). Wag the dog ou mera coincidência: mídia, cinema e informação produzindo a memória do futuro. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20744
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.