Wag the dog ou mera coincidência: mídia, cinema e informação produzindo a memória do futuro
Palabras clave:
Memória Social. Informação. Esquecimento. Mídia. Cinema.Resumen
Em uma época na qual a mídia constrói dentre outros movimentos sociais as disputas político-eleitorais, discute-se neste artigo, especialmente com a ajuda da produção cinematográfica, a relação entre informação e memória criada por processos midiáticos. A principal justificativa do estudo é levantar considerações sobre o estatuto de verdade que costuma ser atribuído à informação produzida pela mídia e seus reflexos na vida da sociedade. A partir das concepções teóricas sobre televisão e mídia (Bourdieu), sobre manutenção da tradição (Huyssen) e ainda considerando a dicotomia entre lembrar e esquecer (Žižek e Sarlo), analisa-se a importância dos veículos de comunicação na produção dos processos de informação e memória. O universo empírico utilizado pauta-se pela análise do filme Mera Coincidência (Wag the dog, no original), cujo eixo dramatúrgico ficcional refere-se aos bastidores de uma campanha presidencial nos Estados Unidos. Com foco nas decisões informacionais e sua repercussão no resultado do processo eleitoral em curso, identifica-se que fatos criados/inventados (sem ínfima ressonância na realidade), fazem parte de um universo simbólico com repercussões no futuro. Esse fato leva a crer que, de um lado, realidade e ficção se misturam para construir a memória e que, de outro, o presente midiatizado interfere tanto no passado quanto na memória do futuro.Descargas
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Publicado
2014-12-05
Cómo citar
Ribeiro, L. B., Orrico, E. G. D., & Dodebei, V. L. (2014). Wag the dog ou mera coincidência: mídia, cinema e informação produzindo a memória do futuro. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20744
Número
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Relatos de Pesquisa
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