Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo
Palavras-chave:
Aboutness, Resumo, Texto Narrativo Ficcional Infanto-Juvenil, Percurso Gerativo de Sentido, Teoria da Narrativa, Análise Documental de ConteúdoResumo
A representação de conteúdo do texto narrativo ficcional infanto-juvenil, para fins de recuperação por usuários potenciais, demandou estudo em Análise Documental de conteúdo, desenvolvendo procedimentos de elaboração de resumos. Objetivou-se o desenvolvimento de procedimentos de elaboração de resumos desses textos em Análise Documental, para representação de seus aspectos estruturais, de aboutness e característicos, entendidos por meio do Percurso Gerativo de Sentido, Semiótica Greimasiana e Teoria da Narrativa. Utilizou-se a metodologia de estudo exploratório para a análise dessas diferentes teorias e os procedimentos de elaboração de resumos foram aplicados em texto selecionado. A representação em resumos desses textos contém aspectos da macroestrutura e da superestrutura de modo adaptado, que consistiram em temáticas, personagem, espaço, tempo da história, tipo de narrador, tempo da narrativa e tipos de gêneros literários. A aplicação dos procedimentos de elaboração dos resumos foi demonstrada utilizando texto narrativo ficcional infanto-juvenil brasileiro. Verificou-se que esses procedimentos de representação em resumos consideraram o embasamento teórico, respeitando a estrutura e aboutness advindos do texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.