Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo

Authors

  • Roberta Caroline Vesú Alves
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Estadual Paulista (Marília – Brasil)

Keywords:

Aboutness, Resumo, Texto Narrativo Ficcional Infanto-Juvenil, Percurso Gerativo de Sentido, Teoria da Narrativa, Análise Documental de Conteúdo

Abstract

A representação de conteúdo do texto narrativo ficcional infanto-juvenil, para fins de recuperação por usuários potenciais, demandou estudo em Análise Documental de conteúdo, desenvolvendo procedimentos de elaboração de resumos. Objetivou-se o desenvolvimento de procedimentos de elaboração de resumos desses textos em Análise Documental, para representação de seus aspectos estruturais, de aboutness e característicos, entendidos por meio do Percurso Gerativo de Sentido, Semiótica Greimasiana e Teoria da Narrativa. Utilizou-se a metodologia de estudo exploratório para a análise dessas diferentes teorias e os procedimentos de elaboração de resumos foram aplicados em texto selecionado. A representação em resumos desses textos contém aspectos da macroestrutura e da superestrutura de modo adaptado, que consistiram em temáticas, personagem, espaço, tempo da história, tipo de narrador, tempo da narrativa e tipos de gêneros literários. A aplicação dos procedimentos de elaboração dos resumos foi demonstrada utilizando texto narrativo ficcional infanto-juvenil brasileiro. Verificou-se que esses procedimentos de representação em resumos consideraram o embasamento teórico, respeitando a estrutura e aboutness advindos do texto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberta Caroline Vesú Alves

Doutora em Ciencia da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Estadual Paulista (Marília – Brasil)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Livre-Docente em Linguística e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. 

Published

2016-12-29

How to Cite

Alves, R. C. V., & Moraes, J. B. E. de. (2016). Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/29262

Issue

Section

Artigos de Revisão