DESAFIOS DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Giuliana Cavalcanti Vasconcelos

Resumo

No contexto da sociedade da informação, a escola precisa aprender a incorporar as linguagens do ciberespaço aos espaços de construção do saber tendo em vista o fortalecimento da cidadania. Para fundamentar os argumentos apresentados, além de uma análise bibliográfica, buscou-se uma investigação junto aos professores das escolas públicas da cidade de João Pessoa, Região Nordeste do Brasil, com o intuito de verificar como os docentes do Ensino Fundamental estão lidando com este processo. Percebeu-se que o professor da primeira fase do Ensino Fundamental é essencial como mobilizador de uma dinâmica de aprendizagem entrelaçada com a realidade informatizada. Na representação dos professores evidenciou-se que é preciso saber usar mecanicamente e compreender criticamente as ferramentas tecnológicas; é necessário atentar para o conteúdo veiculado através das informações, como ocorrem e quem as apreende. Deduziu-se que ao lado da alfabetização da leitura e da escrita está a alfabetização tecnológica como um meio de libertação da apropriação do outro. Também se relevou que a transformação efetiva do quadro atual de atuação do professor ocorrerá através de transformações nos investimentos científicos, políticos e públicos destinados à sua formação.

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Publicado

2001-06-30

Como Citar

Vasconcelos, G. C. (2001). DESAFIOS DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Informação &Amp; Sociedade, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/303

Seção

Relatos de Pesquisa