A TV digital interativa: uma oportunidade para a socialização do conhecimento
Palavras-chave:
TV Digital, Sociedade do Conhecimento, interatividade, DVTiResumo
O Brasil vive atualmente uma transição da difusão e recepção analógica de conteúdo de TV aberta para a difusão e recepção digital. Isso implica em uma transmutação da lineariedade unidirecional analógica para a plasticidade do conteúdo digital e suas possibilidades interativas. Esse é um momento oportuno para se refletir sobre o uso dessa nova TV Digital Interativa (DTVi) como meio de promoção do conhecimento para inclusão social, compondo-se como um novo e relevante interveniente na educação de massa e na formação da cidadania. As estimativas para o futuro merca-do da DTVi no Brasil são promissoras, contrapondo a carência da difusão de conheci-mentos na formação do brasileiro e a condição de distanciamento digital de boa parte de seus telespectadores. Leva igualmente ao perigo da revolução do suporte tecnoló-gico para a promoção da sociedade do conhecimento fazer daqueles que não se va-lem das relações sociais por ela mediadas, segmentos sociais excluídos de sua dinâ-mica e, consequentemente, telespectadores incapazes de se transmutarem em usuá-rios de DTVi ativos, os distanciando de seus benefícios. Meios digitais de grande po-tencial educativo são negligenciados a grande parte da população, tendo em vista que países – e pessoas – pobres diferem dos ricos não apenas por disporem de menos capital, mas por disporem de menos meios e estímulos para a produção, compartilha-mento ou acesso ao conhecimento. Este artigo exorta para que a convergência das novas tecnologias de multimídia e telemática sejam adequadamente aplicadas à me-diação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a universalização das oportunidades de crescimento intelectual, requerido para os cidadãos que pretendem adentrar e se manter na sociedade do conhecimento. Assim como nos primórdios da mídia de massa, a sociedade tem a oportunidade de universalizar redes interativas de livre escolha de conteúdos, socializando assim o estímulo ao conhecimento, em prol do desenvolvimento social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-20
Como Citar
Ferneda, E., Fonte-Boa, F., & Alonso, L. B. N. (2009). A TV digital interativa: uma oportunidade para a socialização do conhecimento. Informação &Amp; Sociedade, 19(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/3699
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.