Análise das redes sociais dos contadores de histórias contemporâneos

Autores

Resumo

Na contemporaneidade, os narradores de histórias apropriam-se da cultura oral tanto quanto da linguagem hipertextual potencializada pelas novas tecnologias, contribuindo para o fortalecimento da comunicação da informação narrativa e para o compartilhamento das experiências no campo da contação de histórias. Ao apresentar sociogramas das redes dos narradores contemporâneos do Estado do Espírito Santo e o resultado de seus principais indicadores (densidade e centralidade) sob a ótica da Análise de Redes Sociais, destacam-se aspectos teóricos e metodológicos relacionados ao mapeamento dos desenhos e das conexões direcionadas para a prática da contação de histórias. O estudo exploratório, descritivo e explicativo assume, quanto aos procedimentos, características de uma pesquisa bibliográfica com a meta de fundamentar conceitos como Redes Sociais, Narrativa Oral e Análise de Redes Sociais. Com a análise, representam-se aspectos relacionados com o grau de centralização e a centralidade e coloca-se em questão a gestão das estruturas de comunicação, de forma que a centralização seja entendida a partir das relações dos grafos contribuindo para a representação das redes. As conexões efetivam-se em redes sociais centralizadas, descentralizadas e distribuídas, sendo esse último desenho um ideal em termos de comunicação devido descentralizar e distribuir processos de produção de conhecimento e compartilhamento de uma (in)formação direcionada para a colaboração e a cooperação em ambientes híbridos. Depreende-se que esses atores compartilham informação narrativa em espaços presenciais e virtuais fortalecendo laços de relacionamentos multiplexos, necessitando, portanto, aprimorar habilidades de comunicação e técnicas de conexão em redes digitais de forma que possam atuar profissionalmente no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Coordenadora das ações da Rede de Estudo das Competências (REC) registrada no âmbito do projeto "Informa-ação e cultura" e, atualmente, líder do grupo de pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq, trabalhando com atividades relacionadas com os campos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária; intercambiando, desse modo, o estudo de temas como: ação cultural; competência em informação; competência leitora; competência narrativa; redes sociais; serviço de referência; sistemas de recuperação da informação; tecnologias de escrita e leitura (hiper)textuais; tecnologias de informação e comunicação na contemporaneidade.

Daniela Lucas da Silva Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Ciência da Informação pela UFMG; especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG; e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais da Una. Líder do grupo de pesquisa Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES) certificado pelo CNPq, membro pesquisador dos grupos Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (UFMG) e do Laboratório de Inteligência de Redes (UnB), ambos registrados no CNPq, além de parceria em pesquisas com a Fundação Getúlio Vargas (EMAp/CPDOC/Rio de Janeiro). Tem experiência em áreas da Ciência da Informação, incluindo Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Repositórios Digitais, Patrimônio Cultural Digital, Organização do Conhecimento, Modelagem Conceitual, Vocabulários Controlados, Ontologias, Padrões de Metadados, Web Semântica, Linked Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

Referências

ALEJANDRO, V. A.; NORMAN, A. G. Manual introdutório à análise de redes sociais: exemplos práticos com UCINET 6.109 e NETDRAW 2.28. 2006.

BARAN, P. On distributed communications networks. Communications Systems – IEEE Transactions on, v. 12, n. 1, p. 19, 1964.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. SP: Brasiliense, 1996.

BICALHO, L. M; OLIVEIRA, M. Aspectos conceituais da transdisciplinaridade e a pesquisa em Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.21, n.2, p. 87-102, maio/ago. 2011.

BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, v.19, n.1, p. 3-5, 1968.

BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: a era da Informação: Economia, sociedade e Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FERREIRA, L. J. A.; ALVARES, L. M. A.; MARTINS, D. L. A Gestão do Conhecimento e a Análise de Redes Sociais: um estudo aplicado no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. Informação & Sociedade: Estudos, v 27, n.2, 2017.

FREEMAN, L. C. Some antecedents of social network analysis. CONNECTIONS, v. 19, n. 1, p. 39-42, 1996.

FLECK, F. O. O contador de histórias: uma nova profissão? Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 23, 1º sem. 2007.

GERLIN, M. N. M. No balanço das redes dos contadores de histórias: competência narrativa e competência em informação no século XXI. 2015. 325 f., Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

GERLIN, M. N. M. Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.- São Paulo: Atlas, 2009.

HIGGINS, S. S.; RIBEIRO, A. C. A. Análise de redes em Ciências Sociais. Brasília, Enap, 2018.

JOHNSON, J. D. Gestão de redes de conhecimento. São Paulo: Editora Senac, 2011.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010. 270 p.

LÉVY, P. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 2011. 160p.

MCGARRY, K. O contexto dinâmico da informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais-aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da informação, v. 30, n. 1, p. 71-81, 2001.

MARTELETO, R. M, TOMAÉL, M. I. A metodologia de análise de redes sociais (ARS). In: Valentim MLP. Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da Informação. São Paulo: Polis; 2005. p. 81- 100.

MARTELETO, R. M. REDES SOCIAIS, MEDIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE INFORMAÇÕES: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Revista Telfract, v. 1, n. 1, 2018.

MARTINS, D. A emergência da análise de redes sociais como campo de pesquisa: perspectiva da análise da produção científica em português e espanhol a partir do Google Acadêmico. Alexandria: Revista de Ciencias de la Informacion, n. 8, 2011.

MATHEUS, R. F; SILVA, A. B. de O. Análise de redes sociais como método para a Ciência da Informação. DataGramaZero-Revista de Ciencia da informacao, v. 7, n. 2, 2006.

MATOS, G. A; SORSY, I. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. São Paulo: Editora: WMF Martins Fontes, 2009.

NININ, D. M. et al. Indicadores de circulação do acervo na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos. Transinformação, v. 27, n. 1, p. 59-71, 2015.

OTTE, E.; ROUSSEAU, R. Social network analysis: a powerful strategy, also for information sciences. Journal of Information Science, Thousand Oaks, v. 28, n. 6, p. 441-453, 2002.

RECUERO, R. Introdução à análise de redes sociais. Salvador: EDUFBA, 2017.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Trad. Ana Maria P. Cardoso. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996.

SILVA, A. B. de O. et al. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 72-93, 2006.

SUGAHARA, C. R.; VERGUEIRO, W. Aspectos conceituais e metodológicos de redes sociais e sua influência no estudo de fluxos de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 8, n. 1, p. 102-117, 2010.

TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos atores no fluxo da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 1, p. 75-91, 2006.

UGARTE, D. O poder das redes: manual ilustrado para pessoas, organizações e empresas, chamadas a praticar o ciberativismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: A critical history of social media. Oxford: Oxford University Press, 2013.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social Network Analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Meri Nadia Marques Gerlin, Daniela Lucas da Silva Lemos, & Elmira Luzia Melo Soares Simeão. (2023). Análise das redes sociais dos contadores de histórias contemporâneos . Informação &Amp; Sociedade, 32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/57963

Edição

Seção

Artigos de Revisão