Análise das redes sociais dos contadores de histórias contemporâneos

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Resumen

Na contemporaneidade, os narradores de histórias apropriam-se da cultura oral tanto quanto da linguagem hipertextual potencializada pelas novas tecnologias, contribuindo para o fortalecimento da comunicação da informação narrativa e para o compartilhamento das experiências no campo da contação de histórias. Ao apresentar sociogramas das redes dos narradores contemporâneos do Estado do Espírito Santo e o resultado de seus principais indicadores (densidade e centralidade) sob a ótica da Análise de Redes Sociais, destacam-se aspectos teóricos e metodológicos relacionados ao mapeamento dos desenhos e das conexões direcionadas para a prática da contação de histórias. O estudo exploratório, descritivo e explicativo assume, quanto aos procedimentos, características de uma pesquisa bibliográfica com a meta de fundamentar conceitos como Redes Sociais, Narrativa Oral e Análise de Redes Sociais. Com a análise, representam-se aspectos relacionados com o grau de centralização e a centralidade e coloca-se em questão a gestão das estruturas de comunicação, de forma que a centralização seja entendida a partir das relações dos grafos contribuindo para a representação das redes. As conexões efetivam-se em redes sociais centralizadas, descentralizadas e distribuídas, sendo esse último desenho um ideal em termos de comunicação devido descentralizar e distribuir processos de produção de conhecimento e compartilhamento de uma (in)formação direcionada para a colaboração e a cooperação em ambientes híbridos. Depreende-se que esses atores compartilham informação narrativa em espaços presenciais e virtuais fortalecendo laços de relacionamentos multiplexos, necessitando, portanto, aprimorar habilidades de comunicação e técnicas de conexão em redes digitais de forma que possam atuar profissionalmente no ciberespaço.

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Biografía del autor/a

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Coordenadora das ações da Rede de Estudo das Competências (REC) registrada no âmbito do projeto "Informa-ação e cultura" e, atualmente, líder do grupo de pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq, trabalhando com atividades relacionadas com os campos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária; intercambiando, desse modo, o estudo de temas como: ação cultural; competência em informação; competência leitora; competência narrativa; redes sociais; serviço de referência; sistemas de recuperação da informação; tecnologias de escrita e leitura (hiper)textuais; tecnologias de informação e comunicação na contemporaneidade.

Daniela Lucas da Silva Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Ciência da Informação pela UFMG; especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG; e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais da Una. Líder do grupo de pesquisa Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES) certificado pelo CNPq, membro pesquisador dos grupos Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (UFMG) e do Laboratório de Inteligência de Redes (UnB), ambos registrados no CNPq, além de parceria em pesquisas com a Fundação Getúlio Vargas (EMAp/CPDOC/Rio de Janeiro). Tem experiência em áreas da Ciência da Informação, incluindo Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Repositórios Digitais, Patrimônio Cultural Digital, Organização do Conhecimento, Modelagem Conceitual, Vocabulários Controlados, Ontologias, Padrões de Metadados, Web Semântica, Linked Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Meri Nadia Marques Gerlin, Daniela Lucas da Silva Lemos, & Elmira Luzia Melo Soares Simeão. (2023). Análise das redes sociais dos contadores de histórias contemporâneos . Informação &Amp; Sociedade, 32. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/57963

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Sección

Artigos de Revisão