As Facetas da experiência do usuário aplicadas em banners de cookies
Palavras-chave:
Cookies, facetas da experiência do usuário, banners de cookiesResumo
Uma das ferramentas utilizadas para coletar dados, inclusive pessoais, de usuários de sítios eletrônicos são os chamados cookies, cuja finalidade é (ou deveria ser) apresentada aos usuários por meio dos chamados banners de cookies. A ausência de efetiva transparência por parte dos detentores de sítios eletrônicos impede que os usuários tenham informações claras, precisas e facilmente acessíveis acerca das operações de tratamentos realizadas com os dados coletados por meio dos cookies, gerando assimetria informacional, objeto de estudo da Ciência da Informação. Técnicas de experiência do usuário, como as facetas de experiência do usuário de Morville, devem ser aplicadas, visando a diminuição da assimetria informacional. O presente trabalho busca demonstrar como as facetas da experiência do usuário, preconizadas por Morville (2004), podem ser aplicadas na construção de banners de cookies. Além disso, o presente trabalho também investigou o nível de aderência às facetas de experiência do usuário de Morville, pelos 10 (dez) sítios eletrônicos mais acessados no Brasil, em 2022. Para tanto, a presente pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa de caráter bibliográfico, bem como buscou quais eram os sítios eletrônicos mais acessados no Brasil, avaliando: i. a presença de banners de cookies; ii. o nível de aderência das facetas de experiência do usuário em total, parcial e nulo. Dos 10 (dez) sítios avaliados, 3 (três) possuem banners de cookies, sendo que 1 (um) possui banner de primeiro e segundo níveis, demonstrando a necessidade de aplicação dos banners de cookies em sítios eletrônicos.
Downloads
Referências
ALBEN, Lauralee. Quality of experience: defining the criteria for effective interaction design. Interactions, Nova York, v. 3, n. 3, p. 11–15, 1996.
BRASIL. Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Guia orientativo Cookies e Proteção de Dados. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anpd/pt-br/documentos-e-publicacoes/guia-orientativo-cookies-e-protecao-de-dados-pessoais.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 59, 15 ago. 2018.
BORBA, Victor Ubiracy; AFFONSO, Elaine Parra; SANT'ANA, Ricardo César Gonçalves. Experiência do usuário: um estudo do site wikici. Informação & Tecnologia, v. 4, n. 1, p. 21-34, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/100521. Acesso em: 14 jan. 2023.
BORKO, Hilda. Information Science: What is it? American Documentation, v.19, n.1, p.3-5, Jan. 1968.
CONEGLIAN, Caio Saraiva et al. A experiência do usuário nos mecanismos de busca knowledge graph e o knowledge vault. Informação@Profissões, Londrina, v. 6, n. 2, p. 35-59, 2017.
COUTO, Katiuscia. Quais são os 101 sites mais acessados no Brasil em 2022. Rock Content, 3 jun. 2022. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/sites-mais-acessados/. Acesso 20 jan. 2023.
CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2015.
DONEDA, Danilo. Da privacidade à proteção de dados pessoais. 2. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.
FERREIRA, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa et al. Experiência de Usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. Seminário em Ciência da Informação. Londrina:
SECIN, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/351/172. Acesso em: 20 de jan. 2023.
GEIER, Anton. User experience of HTPPS cookie banners. 2022. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia da Informação, Universidade de Jyvaskyla, Jyvaskyla, 2022.
HORMOZI, Amir M. Cookies and Privacy, EDPACS: The EDP Audit, Control, and Security Newsletter, vol. 32:9, pp. 01-13, 2005. DOI: 10.1201/1079/45030.32.9.20050301/86855.1.
ISO. 9241-210: 2009. Ergonomics of human system interaction-Part 210: Human-centered design for interactive systems (formerly known as 13407). International Organization for Standardization (ISO). Switzerland, 2009. Disponível em: https://www.iso.org/standard/52075.html. Acesso em: 20 de jan. 2023
MAIA, Maria Aniolly Queiroz; BARBOSA, Ricardo Rodrigues; WILLIAMS, Peter. Usabilidade e experiência do usuário de sistemas de informação: em busca de limites e relações. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. 3, p. 34-48, 2019. DOI: 10.28998/cirev.2019v6n3c Acesso em: 22 jan. 2023.
MARTINS, Mariana dos Santos; KEMCZINSKI, Avanilde; PEREIRA, Kariston;
GASPARINI, Isabela. A Experiência do Usuário no desenvolvimento e avaliação de Softwares Educacionais. Novas Tecnologias na Educação, v. 16, nº 2, p. 382-391, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89301. Acesso em 20 de jan. 2023.
MONTULLI, Lou. The reasoning behind Web Cookies. The irregular musings of Lou Montulli. 2013. Disponível em: http://montulli.blogspot.com/2013/05/the-reasoning-behind-web-cookies.html. . Acesso em 20 de jan. 2023.
MORVILLE, Peter. User experience design. Ann Arbor: Semantic Studios LLC, 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em 20 de jan. 2023.
NAVARRO, Ana Maria Neves de Paiva. O direito fundamental à autodeterminação informativa. In: XXI Congreso Nacional do CONPEDI. Direitos Fundamentais e Democracia II. Florianópolis: FUNJAB, 2012. p. 410-438. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=86a2f353e1e6692c. Acesso em: 20 jan.2022.
NIELSEN, J. Usability engineering. New York: Elsevier, 1994.
NORMAN, Don; MILLER, Jim; HENDERSON, Austin. What you see, some of what’s in the future, and how we go about doing it: HI at Apple Computer. 1995. In:
CONFERENCE COMPANION ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, New York, NY, USA, 1995.
OLIVEIRA, Jordan Vinícius de; SILVA, Lorena Abbas da. “É de Comer?” Cookies de Navegador e os Desafios à Privacidade na Rede. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 15, n. 37, p. 297-310, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8419. Acesso em: 22 jan. 2023.
PEREIRA, Alexandre Libório Dias. O direito à autodeterminação informativa na jurisprudência portuguesa: breve apontamento. Ars Iuris Salmanticensis, v. 5, dez. 2017, p. 27-30. Disponível em: http://revistas.usal.es/index.php/x’ais/article/view/18011/18411. Acesso em: 15 jan. 2023.
PICCOLO, Daiane Marcela et al. User experience no contexto da inteligência artificial: uma revisão sistemática da literatura. Informação & Informação, v. 26, n. 3, p. 302-326, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n3p302 Acesso em: 23 jan. 2023.
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. São Paulo: Bookman, 2013.
SANCHEZ-ROLA, Iskander et al. Can I opt out yet?: GDPR and the global illusion of cookie control. In: PROCEEDINGS OF THE 2019 ACM ASIA CONFERENCE ON COMPUTER AND COMMUNICATIONS SECURITY. Auckland, 2019,pp. 340-351.
SOUSA, Rosilene Paiva Marinho de; TAVARES DA SILVA, Paulo Henrique. Proteção de dados pessoais e os contornos da Autodeterminação Informativa. Informação & Informação; Sociedade: Estudos, v. 30, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52483. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52483. Acesso em: 15 jan. 2023.
VAN BAVEL, René; RODRÍGUEZ-PRIEGO, Nuria. Testing the effect of the cookie banners on behaviour. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2016.
VASCONCELOS, Patrícia Freitas Campos de. Use-user experience: uma metodologia de conhecimento das experiências dos usuários com base na etnografia. 2007. 146f. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada), Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.