Storytelling e a Construção Discursiva de Narrativas de Memória

uma metodologia integrada para gestão do conhecimento nas organizações

Autores

  • Valéria Aparecida Bari UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) https://orcid.org/0000-0002-4626-6467
  • Shirley dos Santos Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Storytelling, Narrativas de Memória

Resumo

Considerando os desafios enfrentados pelas organizações na identificação e estruturação do conhecimento tácito, especialmente nos processos subjetivos de Gestão do Conhecimento, esta pesquisa teve como objetivo promover uma discussão sobre as narrativas da memória, destacando as percepções práticas do storytelling como um método de Gestão do Conhecimento. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão: como o storytelling contribui para a construção discursiva de narrativas da memória e para a Gestão do Conhecimento nas organizações? O estudo foi conduzido sob uma perspectiva teórica, conceitual e analítica, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica de literatura, com natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo descritivo, visando examinar como o tema tem sido explorado em diferentes campos do saber. Ao explorar o papel da informação na tomada de decisões e as possibilidades conceituais e práticas do storytelling como uma metodologia integrada à Gestão do Conhecimento nas organizações, foi possível concluir que o storytelling tem sido reconhecido como uma poderosa ferramenta de comunicação organizacional. Ele tem a capacidade de integrar as narrativas da memória, validando sua cientificidade e recuperando experiências vividas pelas pessoas na organização, registradas em diferentes suportes (físicos ou digitais), a serem utilizadas como referência em contextos retrospectivos, atuais e prospectivos. Por fim, identificou-se que essa abordagem pode promover a socialização do conhecimento, proporcionando a recuperação e a sistematização do capital intelectual da organização, com foco especial nas potencialidades estratégicas, geração de conhecimento para a inovação e a vantagem competitiva, voltadas para o desenvolvimento organizacional.

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Biografia do Autor

Valéria Aparecida Bari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo e exerce a profissão de Bibliotecária desde 1990. com registro regular e atualizado no sistema CFB/CRB; possui mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Ingressou na carreira docente do magistério superior da Universidade Federal de Sergipe - UFS (2009). É líder do GRUPO PLENA - Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, desde 2015. Atua como membro do Comitê Científico e da diretoria da ASPAS - Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte Sequencial, desde 2016. É membro da Comissão de estudo no campo da Documentação ABNT/CB-014, desde 2017. É editora científica da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISSN 2595-9379) desde 2018. Participou dos comitês científicos do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD; Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - ENEBD; do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. É membro do Observatório de Quadrinhos da Universidade de São Paulo (OHQ/USP) desde 2001. Tem experiência profissional e docente nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Documentação, Comunicação e Educação. É vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DCI), e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Exerceu cargo eletivo de Conselheira do CRB5, no período de 2014-2017. Atualmente, é conselheira nomeada do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), na 19 gestão (2022-2024). ORCID ID: 0000-0003-2871-5780.

Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2013), Pós-graduação em Documentação e Gestão de Arquivos Empresariais e Culturais (2016) pela Faculdade Maurício de Nassau e Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (2019). Atuou como docente pelo Programa de Docência Voluntária do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (2016-2018) ministrando a disciplina de Metodologia Científica aplicada às Ciências Biológicas e Saúde. Integra o Grupo de Pesquisa PLENA ? GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestação da Universidade Federal de Sergipe como membro da Coordenadoria da Publicidade, Relacionamento, Convênios e Extensão do PLENA e participa da equipe de Editoração, Design e Artes da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISNN 2595-9379). Atualmente atua como Professora Tutora a Distância do Curso de Biblioteconomia em EAD pela Universidade Federal de Sergipe (2020- atual) e atua no quadro de Servidores Administrativos da PROCURADORIA DA UNIÃO EM SERGIPE na gestão da informação e Apoio da Coordenação Regional de Negociação e Mediação de Conflitos da Procuradoria Regional da 5ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Mediação da informação, Gestão da Informação e do Conhecimento, Memória Organizacional, Memória Institucional e Biblioteca Jurídica.

Shirley dos Santos Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS) da Universidade Federal de Sergipe (2019). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI (2017). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Professora voluntária do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe Pesquisadora no Grupo de Pesquisa PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, da Universidade Federal de Sergipe, sob a coordenação da Professora Dra. Valéria Aparecida Bari, da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora da Coordenadoria Acadêmica (Eventos, Relacionamentos e Convênios) do Grupo de pesquisa em leitura, escrita e narrativa(PLENA). É membro da Equipe de Editoração, Design e Artes da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISSN 2595-9379) Com interesses de pesquisa nas temáticas de Arquivo, Arquivo Escolar, Documentação Permanente, Preservação e Conservação de Acervos, Mediação Documental, História do Livro; Biblioteca Escolar

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

Bari, V. A., Cortes, V. N. A. ., & Ferreira, S. dos S. (2025). Storytelling e a Construção Discursiva de Narrativas de Memória: uma metodologia integrada para gestão do conhecimento nas organizações. Informação &Amp; Sociedade, 34. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67914

Edição

Seção

Artigos de Revisão