Usabilidade e Qualidade da Informação: um estudo do Portal do Aluno da Universidade Federal do Espírito Santo
Keywords:
Usabilidade, Qualidade da Informação, Portais, Portal do Aluno, Universidade Federal do Espírito SantoAbstract
Este artigo apresenta os resultados da avaliação do Portal do Aluno da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, quanto à Usabilidade e Qualidade da Informação. Foram analisadas 900 respostas obtidas por meio de um questionário eletrônico aplicado aos 18.473 usuários do Portal, durante as etapas de solicitação e ajuste de matrícula do semestre letivo 2014/1. No modelo de pesquisa proposto, a Usabilidade é composta de seis dimensões (Facilidade de Aprendizado, Facilidade de Memorização, Eficiência, Satisfação, Suporte a erros e Utilidade). Constatou-se que todas as dimensões, com exceção da Facilidade de Aprendizado, afetam a percepção dos respondentes quanto à Qualidade da Informação do Portal. A Satisfação foi a dimensão mais influente. Os respondentes foram classificados em três grupos distintos, de acordo com a avaliação da Usabilidade do Portal, visando compreender e atender a demandas diferenciadas desses usuários. Concluiu-se que o Portal do Aluno da Ufes, embora possua oportunidades de melhorias, foi avaliado acima da média quanto à Qualidade da Informação e à Usabilidade. Dentre as dimensões da Usabilidade, a Satisfação obteve boa avaliação indicando que o Portal tem cumprido sua função de atender à necessidade de informação dos discentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.