Pesquisa em leitura e pesquisa em leitura digital: Panorama do atual cenário científico
Keywords:
Produção cientifica, Pesquisa em Leitura, Leitura digitalAbstract
Historicamente, as investigações sobre a leitura sempre se apresentaram como um campo de pesquisa amplo e multidisciplinar, motivado, principalmente, pela complexidade que representa o ato de ler. Com base em uma revisão da literatura, o objetivo deste artigo é fornecer o panorama das investigações sobre a leitura, enfocado no estudo de novos fatores que influenciam o crescimento deste campo. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica com base em quatro pontos: áreas de conhecimento; autores mais prolíficos; contraste entre pesquisa em leitura e pesquisa em leitura digital; e principais temas abordados. A metodologia utilizada envolveu uma extensa coleta de dados a partir de diferentes fontes e suas respectivas analises. Em virtude da grande quantidade de dados coletados e da disparidade entre estes, foram realizados uma série de procedimentos com o intuito de diminuir possíveis irregularidades nos resultados. Como conclusão principal do estudo destacamos a comprovação de que início do uso de dispositivos digitais de leitura estimulou o crescimento de estudos dedicados a compreender o fenômeno da leitura, demonstrado pelo fato de que desde o ano de 2009, quando se estabiliza o leitor de livros digitais Kindle (Amazon), precedendo o lançamento em 2010 do tablet iPad (Apple), a leitura digital passou a desempenhar um papel importante nesteDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-25
How to Cite
Dantas, T., Mangas-Vega, A., Goméz-Díaz, R., & Cordón-García, J. A. (2017). Pesquisa em leitura e pesquisa em leitura digital: Panorama do atual cenário científico. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/33220
Issue
Section
Relatos de Pesquisa
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.