Pressupostos da Teoria Ator-Rede para os estudos das práticas informacionais
Keywords:
Estudos de usuários, Práticas informacionais, Abordagem social, Sociologia associativa, Bruno LatourAbstract
A investigação na perspectiva das práticas informacionais dos sujeitos está contemplada na abordagem social dos Estudos de usuários da informação. Incipiente no campo em relação as abordagens tradicional e cognitiva, a abordagem social compreende que a interação das pessoas ao lidar com a informação caracteriza-se por uma construção contínua em busca de interesses permanentes a partir de um imbricamento entre o individual e o coletivo. Nessa perspectiva, essas construções podem parecer “opacas” ou “invisíveis”, porém possíveis de serem apreendidas conforme a adoção de aspectos teóricos e metodológicos específicos e múltiplos devido a sua complexidade. No presente artigo faz-se a apropriação de pressupostos da teoria de Bruno Latour referente a sociologia associativa, a fim de ressaltar o aspecto construtivo das ações dos sujeitos ao lidarem com a informação, articulando as “fontes de incertezas” metodológicas destacadas pelo autor para compreender o social uma relação informacional, possibilitando identificar e propor elementos analíticos para pesquisas com essa abordagem. Conclui-se que a apropriação da sociologia associativa, colabora para as investigações que adotam a abordagem social como associativa, de natureza construtivista, capaz de integrar as outras abordagens, se distanciando da ideia de separação entre os elementos da ação que a compõe.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-08-28
How to Cite
Wey Berti, I. C. L., & Araújo, C. A. Ávila. (2018). Pressupostos da Teoria Ator-Rede para os estudos das práticas informacionais. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38024
Issue
Section
Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.