A construção de indicadores sociais aptos a medir a inclusão digital no Brasil

Authors

  • Marina Cajaíba da Silva Horta Escola de Ciência da Informação da UFMG https://orcid.org/0000-0001-6572-1026
  • Marlene Oliveira Escola de Ciência da Informação da UFMG

Keywords:

Inclusão digital-Brasil, Indicadores sociais, Políticas públicas de informação

Abstract

A atual sociedade pós-moderna explicita significativas alterações ocorridas nas últimas décadas nos níveis político, econômico tecnológico e cultural, bem como as influências geradas no meio social por todas essas mudanças, inclusive no que diz respeito à inclusão digital. As políticas públicas voltadas para esta temática, por exemplo, fazem parte das políticas sociais, mas, sozinhas, não são suficientes para diminuir as disparidades existentes. A ausência de parâmetros aptos a desencadear ações sociais concretas compromete o desenvolvimento social e a possibilidade de se modificar estruturas de marginalidade que apenas se multiplicam com o agravamento das situações de exclusão. Para melhor compreensão sobre o alcance concreto de tais iniciativas de inclusão deve-se criar indicadores sociais que possam monitorar o objeto informação na perspectiva de transformação social e apropriação do conhecimento pelos usuários das ações de inclusão digital. Propõe-se, para análise e aperfeiçoamento, um modelo para a construção desses indicadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Cajaíba da Silva Horta, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marlene Oliveira, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Professora Associada II do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Published

2019-09-30

How to Cite

Horta, M. C. da S., & Oliveira, M. (2019). A construção de indicadores sociais aptos a medir a inclusão digital no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 29(3). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/47201

Issue

Section

Artigos de Revisão