Produção científica acadêmica brasileira sobre o tema Pescado
Palabras clave:
Bibliometria, Pescado, Brasil.Resumen
Este estudo teve o objetivo de avaliar a produção brasileira cientifica acadêmica, disponível na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT sobre “pescado” enquanto alimento para o consumo humano, compreendida no período de 2000 à setembro de 2014. Para tanto utilizou-se o seguinte elemento de busca: +pais:brresumo:"pescado" #ano_defesa::>2000 e +pais:brassunto:"pescado" #ano_defesa::>2000. Com um resultado de busca de 222 teses (100%) , 67 (30%) foram selecionadas. A região sudeste produziu o maior número de teses defendidas em suas instituições e catalogadas nesta base com o descritor pescado, sendo que a Universidade de São Paulo - USP ocupou o primeiro lugar com 27 trabalhos (40,3%). As dissertações de mestrado foram 56 (83,5%) e os anos com maiores números de defesas 2010 e 2011, mas, a série temporal demonstra tendência de crescimento no número de trabalhos de pesquisa realizados versando sobre o tema pescado. As espécies objeto de estudos com maior ocorrência nas dissertações e teses foram a Tilápia do Nilo (Oreocrhomis niloticus) e o camarão (Litopenaeus vannamei). A produção cientifica acadêmica que versa sobre o tema está em expansão acompanhando o desenvolvimento do setor no Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-02-18
Cómo citar
Martins, W. S., Ribeiro, N. A. S., Lavenhagen, R. S., Urbizagastegui, R., & Balian, S. de C. (2015). Produção científica acadêmica brasileira sobre o tema Pescado. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 065. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/055
Número
Sección
Memórias Científicas Originais
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.