Avaliação da Acessibilidade dos Sítios Eletrônicos das Instituições de Ensino Superior Brasileiras

Autores/as

  • Alexandre Severino Pereira Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Gestão Pública
  • André Manhães Machado Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Gestão Pública
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo Professora do Mestrado Profissional em Gestão Pública

Palabras clave:

Acessibilidade web, Instituições de ensino superior, WCAG, e-MAG

Resumen

Sítios e portais web são na atualidade ferramentas de crescente utilização na educação. Entretanto, nem todos os indivíduos usufruem estas ferramentas, notoriamente aqueles que possuem alguma necessidade especial. A adoção de padrões de acessibilidade web, em sítios e portais, é um requisito que garante a igualdade de acesso aos portadores de necessidades especiais. Em especial, instituições de ensino devem prover acessibilidade em seus portais web como meio de garantir o acesso igualitário. Adequar-se a algum modelo de acessibilidade e conseguir medir a aderência são tarefas dispendiosas, pois existem diversos modelos e ferramentas disponíveis para avaliação de sítios, muitas vezes com resultados díspares entre si. Em vista disso, este trabalho apresenta os resultados de uma avaliação do nível de acessibilidade dos sítios e portais eletrônicos das instituições brasileiras de ensino superior e propõe um novo indicador de acessibilidade web, baseado em padrões de acessibilidade nacionais e internacionais. As análises realizadas revelaram que somente 1,49% dos códigos (X)HTML e 13,42% dos códigos CSS foram classificados como válidos pelas ferramentas disponibilizadas pelo W3C. As ferramentas ASES e Access Monitor apontaram que nenhuma das páginas testadas era acessível, enquanto a ferramenta AChecker indicou 10 (4,29%) páginas iniciais acessíveis e a Total Validator aprovou somente uma página (0,4%). Os testes não paramétricos realizados não apontaram a existência de diferenças significativas entre regiões ou categorias administrativas das instituições, mas comprovaram diferença significante entre os resultados das análises das ferramentas. Os resultados do índice de acessibilidade web proposto foram coerentes em relação aos quantitativos médios de erros, bem como permitiram apontar o nível de acessibilidade da página web analisada e criar uma classificação de páginas e sítios web.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Severino Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Gestão Pública

Mestrado Profissional em Gestão Pública na Universidade Federal do Espírito Santo (cursando). Especialização em Engenharia de Produção (2012) pela Faculdade Internacional de Curitiba. Especialização em Gestão Ambiental (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2004). Atualmente é Diretor da Divisão de Logística e Infraestrutura da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão de Pessoas no Administração Pública Federal.

André Manhães Machado, Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Gestão Pública

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) . Atualmente é Analista de Sistemas do PETROLEO BRASILEIRO S. A. - PETROBRAS. Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo Professora do Mestrado Profissional em Gestão Pública

Doutorado em Administração (2005) e mestrado em Administração (1994) pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Graduação em Engenharia Civil pela UFES (1986). Profissional da área de Tecnologia da Informação entre 1982 e 1999. Pesquisadora nas áreas de Administração Financeira, Sistemas de Informação, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES (2011-2013). Coordenadora na UFES do Doutorado Interinstitucional (DINTER) parceria com COPPEAD/UFRJ (2010-2014) e do Curso de Graduação em Administração Modalidade a Distância (2006-2012). Coordenadora da UAB/UFES (a partir de 2012). Diretora Geral de Recursos Humanos da UFES (2010-2012). Membro da Comissão de Apoio à Gestão do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP/UAB (2013-2014), das Comissões Gestora e Editorial do Fórum de Coordenadores do Curso Piloto da UAB (2008-2010) e da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP/UAB (2009-2010).

Publicado

2013-09-01

Cómo citar

Pereira, A. S., Machado, A. M., & Carneiro, T. C. J. (2013). Avaliação da Acessibilidade dos Sítios Eletrônicos das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/15156

Número

Sección

Relatos de Pesquisa