OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMAÇÃO E A TV DIGITAL: O papel das TVs Universitárias na construção de conteúdos de maneira colaborativa através de redes interdisciplinares
Palabras clave:
TV Digital, conteúdos interativos, trabalho colaborativo, redes interdisciplinares, TV Universitária.Resumen
Estuda os recursos da TV Digital na perspectiva da quebra do paradigma da unidirecionalidade imposta pelo modelo analógico de transmissão de sinais. Tem como objetivo investigar como a interatividade vai impactar nos fluxos informacionais da produção, disseminação e recuperação da informação nessa nova mídia. Utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental, a observação direta, intensiva, exploratória e a análise qualitativa, entre outros. A Ciência da Informação é o campo referencial de estudo. Na possibilidade do telespectador interagir com a informação na TV, chegando, até mesmo, a produzir e gerar conteúdo, o Ciclo Social da Informação, proposto por Le Coadic (1996), é estudado como modelo que se aplica aos novos paradigmas da TV Digital. O trabalho propõe a construção de conteúdos televisivos interativos e inclusivos a partir do trabalho colaborativo. Aponta a Universidade e as TVs Universitárias, em especial, como espaço para a experimentação de novos conteúdos desenvolvidos por redes interdisciplinares.Descargas
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Publicado
2008-11-19
Cómo citar
Paschoal Neto, J. D., & Fontanini de Carvalho, J. O. (2008). OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMAÇÃO E A TV DIGITAL: O papel das TVs Universitárias na construção de conteúdos de maneira colaborativa através de redes interdisciplinares. Informação &Amp; Sociedade, 18(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1806
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