De distancia de postgrado en la cooperación universidad-industria: las especificidades de las disertaciones
Palabras clave:
cooperação universidade–empresa, educação a distância, pós-graduação a distância.Resumen
Este artigo analisa as dissertações de alunos vinculados a empresas em cursos de mestrado acadêmico ofertados na modalidade a distância. Foram investigados dois cursos a distância de mestrado em Engenharia de Produção de uma universidade federal oferecidos por um programa de pós-graduação com conceito 5 na CAPES, no período de 1998 a 2001, para duas empresas de grande porte. A pesquisa é exploratório-descritiva e utiliza a técnica de análise de conteúdo para o estudo dos registros de entrevistas realizadas com cinco professores e de trinta e seis resumos de dissertações com o objetivo de identificar o atendimento às expectativas da academia e das empresas. Os resultados indicam que essas dissertações se configuraram em pesquisas aplicadas cujos levantamentos de dados e validações foram realizados em cenários relacionados aos postos de trabalho dos alunos. A definição prévia ao início do curso dos projetos de pesquisa e o acesso às informações da empresa foram considerados pelos professores elementos facilitadores ao desenvolvimento das dissertações. Quanto às dificuldades, os professores destacaram a falta de conhecimento dos alunos acerca da lógica e das regras da academia, os obstáculos encontrados em conciliar pesquisa e carga de trabalho e, ainda, a resistência à adoção dos procedimentos recomendados pela academia. Os resultados indicam que o planejamento deve considerar os seguintes pontos: definição dos indicadores de sucesso do curso; mensuração dos índices de aplicação das pesquisas e da repercussão do curso no desempenho dos alunos na empresa em longo prazo.
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