Incursões teórico-metodológicas da etnometodologia na Ciência da Informação: aplicações em pesquisas sobre leitura
Palabras clave:
Leitura, apropriação da informação, etnometodologiaResumen
No intuito de apresentar algumas reflexões que possam auxiliar na elaboração de futuras pesquisas sobre leitura como uma forma de explorar possibilidades de mudanças na vida cotidiana de indivíduos e grupos, discute escolhas teórico-metodológicas passíveis de aplicação. Recorre à abordagem qualitativa, ao método fenomenológico e principalmente às orientações etnometodológicas, para subsidiar o percurso metodológico de pesquisa. Utiliza, ainda, a observação participante, a entrevista — apoiada na escuta sensível e nos desenhos comentados — e a história de vida tópica. Salienta que dentre os diversos procedimentos metodológicos passíveis de aplicáveis, a etnometodologia constitui-se como fonte bastante adequada à coleta de dados. Sugere que a abertura de diálogo entre a etnometodologia e a Ciência da Informação pode ser uma abordagem de pesquisa válida para o estudo qualitativo em pesquisas que se reportam aos procedimentos implementados pelo senso comum na representação corrente do mundo e da ação. Aponta a relevância da etnometodologia na Ciência da Informação, especialmente quando as pesquisas dessa área lidam com o usuário e o seu mundo de vida, suas experiências e a sua visão particular, diante das possibilidades de se reconstituir, a partir da informação e do conhecimento adquiridos pela leitura, necessidades para estabelecer a vivência entre pessoas e grupos. Conclui que a etnometodologia oferece novas formas de articulação com a leitura, visto que seu postulado investiga as propriedades racionais de expressões de indexação e outras ações práticas sociais contínuas e organizadas na vida cotidiana.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-28
Cómo citar
Dumont, L. M. M., & Pinheiro, E. G. (2015). Incursões teórico-metodológicas da etnometodologia na Ciência da Informação: aplicações em pesquisas sobre leitura. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 49–61. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/22773
Número
Sección
Memórias Científicas Originais
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.