Conhecimento como recurso estratégico em uma instituição de ensino superior: uma análise sob a ótica dos professores
Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Visão Baseada em Recursos, Vantagem CompetitivaResumen
Este artigo analisa, sob a ótica dos professores de uma instituição de educação superior privada, se o conhecimento é considerado um recurso estratégico e fonte de vantagem competitiva. Para tanto, serão utilizadas como perspectivas teóricas de análise a gestão do conhecimento e a visão baseada em recursos. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo que adotou uma abordagem predominantemente qualitativa para a análise de dados. Para o alcance do objetivo foi realizado um estudo de caso sendo utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionários. Foi possível constatar por meio da pesquisa de campo que a maior parte dos professores avaliam os recursos relacionados ao conhecimento como geradores de paridade competitiva perante a concorrência, pois o classificam como valorosos. Dessa forma, verificou-se que os aspectos relacionados à socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento convertem-se apenas parcialmente para a vantagem competitiva sustentável da organização estudada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.