Conhecimento estratégico: caracterização e Identificação Baseada em Revisão Sistemática e Bibliométrica

Autores/as

  • Roberto Campos da Rocha Miranda Centro Universitário IESB

Palabras clave:

Conhecimento estratégico. Gestão do conhecimento. Estratégia. Revisão Sistemática. Bibliometria.

Resumen

Este artigo apresenta a evolução dos estudos relacionados ao conhecimento estratégico, particularmente organizacional, indicando a visão ampliada das produções científicas sobre o tema, no período compreendido entre 1900 e 2018. Essa revisão permite caracterizar e identificar esse tipo particular de conhecimento. A metodologia é descritiva e se vale da revisão sistemática e da análise bibliométrica para apresentar os dados da evolução das publicações na área. Justifica-se a realização da pesquisa em virtude de ser tema atual e de interesse sempre presente nos campos da Ciência da Informação e da Administração, em especial. Além disso, diferenciar o conhecimento estratégico como elemento fundamental para a geração de estratégias e para a tomada de decisão estratégica é particularmente importante para auxiliar na gestão da informação e do conhecimento nas organizações. A produção de trabalhos sobre conhecimento estratégico vem merecendo maior atenção nos últimos tempos e destaca a preocupação das organizações com a gestão desse ativo intangível, particularmente quanto a uso, impacto, visão, foco, pessoas e estratégia. O estudo do conhecimento estratégico traz a possibilidade da discussão do tema em nível individual (além do organizacional), bem como do aprofundamento da sua diferenciação frente a outros conhecimentos dentro da organização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro Universitário IESB

Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal (1986), Bacharel em Administração - com habilitação pública e privada - pela União Pioneira de Integração Social (1993), Especialista em Gestão de Pessoas no Setor público pela Universidade Cândido Mendes (2011), Especialista em Psicologia Clínica - Psicanálise pela Universidade de Araraquara (2016), Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999) e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2004). É professor do Centro Universitário Iesb e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Humanos, atuando na Coordenação de Pós-graduação como pesquisador. É professor do Programa de Pós-graduação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento - Cefor, da Câmara dos Deputados, atuando nos cursos de especialização e no Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Participou como consultor e coordenador de Projetos no(a) Ministério das Comunicações, ECT, IBICT, UPU, UPAEP, CNI, CLDF e IESB. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento e foco em gestão, tecnologia e pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gerenciamento da informação, gestão do conhecimento estratégico, gestão estratégica, gestão de pessoas, organização, sistemas e métodos, inteligência competitiva, tecnologias da informação e aprendizagem organizacional.

Publicado

2018-04-02

Cómo citar

Miranda, R. C. da R. (2018). Conhecimento estratégico: caracterização e Identificação Baseada em Revisão Sistemática e Bibliométrica. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30805

Número

Sección

Artigos de Revisão