Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter

Autores

  • João de Melo Maricato Universidade de Brasília (UNB). Faculdade de Ciência da Informação (FCI).
  • Ethamillya Lyanna Moura Lima Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Comunicação e Informação (FIC).

Palavras-chave:

Comunicação científica. Altmetria. Métricas alternativas. Redes sociais. Impacto científico.

Resumo

Altmetria surge em 2010, propondo um conjunto de novos indicadores que medem os impactos da produção acadêmica  com base em dados oriundos de mídias e redes sociais. A presente pesquisa analisa  aspectos sobre os impactos proporcionados pela altmetria a partir da análise de dados do Facebook e Twitter. Foram selecionados os 100 artigos, pertencentes à coleção da Scientific Eletronic Library Online  - SciELO, com maiores pontuações (Altmetric Score), pela  ferramenta altmetric.com. Os perfis no Twitter e Facebook, referente aos 100 artigos, foram analisados, bem como as ações e reações. Os perfis foram categorizados em Impacto Acadêmico - IA ou Impacto Social - IS. Foram identificadas e analisadas 947 contas no Twitter e 682 contas no Facebook (total de 1.629 contas). As áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente, foram as que mais causam impactos altmétricos. Observou-se que o Impacto Acadêmico é mais elevado que o Impacto Social  e que o Facebook possui um número maior de usuários que se enquadram no perfil de IS do que o Twitter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília (UNB). Faculdade de Ciência da Informação (FCI).

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Pós-doutor em Ciência da Informação pela Uiversidade de Brasília, Brasil. Professor na Universidade Federal de Goiás, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Ethamillya Lyanna Moura Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Comunicação e Informação (FIC).

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil. Especialista em Gestão e Avaliação da Informação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Maricato, J. de M., & Lima, E. L. M. (2017). Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30921

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa